A GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: REFLEXÃO E AÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Gilcileide Rodrigues da Silva, Jacqueline Rodrigues Moraes

Resumo

A discussão proposta pretende relatar um pouco do trabalho realizado no estágio do Curso de Geografia e destacar a experiência trabalhada no terceiro ano do ensino fundamental I e no primeiro científico do ensino médio nas escolas das redes públicas: estadual e municipal. Assim como, mostrar sua importância para a formação do professor enquanto pesquisador. Desta forma, procurou-se refletir sobre sua ação e as implicações para o processo de ensino e aprendizagem em geografia, atentando para a importância da disciplina, considerando que esta, deve contribuir para a formação do aluno cidadão, numa perspectiva tanto pedagógica, como geográfica. A discussão proposta relata um pouco dos projetos desenvolvidos para alunos do ensino fundamental e médio durante o estágio em forma de minicurso. È importante, destacar que o minicurso é uma ação intencionalizada, uma forma de pensar um conteúdo proposto pela escola, sem com isso, tenha que obedecer aos programas definidos no livro didático. Na verdade, todo o trabalho do projeto de estágio é definido a partir da escola, ou seja, da necessidade de ampliar uma determinada temática sugerida pelos professores da disciplina de geografia ou áreas afins. Este procedimento possibilitou que o conteúdo do estágio deixasse de ser algo imposto pelo livro didático adotado pela escola para ser uma ação intencionalizada, pensada e planejada com base na realidade local.

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Porto

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(tese

de

doutorado).

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Como Citar

Jacqueline Rodrigues Moraes, G. R. da S. (2018). A GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: REFLEXÃO E AÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 3(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/57

Edição

Seção

ARTIGOS