A AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA/PI

  • Samuel José da Silva Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • José Lucas Costa Ribeiro Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Mara Cristina de Lira Oliveira Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Maria Luzineide Gomes Paula Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Palavras-chave: Aula de campo, Educação ambiental, Práticas pedagógicas.

Resumo

O ensino de Geografia, considerando os desafios de práxis pedagógica, necessita de práticas que facilitem o aprendizado dos alunos. A aula de campo, coloca-se como estratégia no ensino de geografia, pois possui um papel na sensibilização da sociedade, visto que permite que o aluno, através da observação das diversas paisagens que compõe o espaço geográfico e suas relações e contradições, possa refletir sobre os problemas que o próprio homem traz à natureza, contribuindo para a aproximação com a realidade dos alunos. Assim, esse trabalho visa discutir a importância dessa estratégia pedagógica de ensino na identificação de problemas ambientais com alunos do 6º ano de uma escola pública de Teresina/PI. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica; observação da margem do rio Poty, localizado próximo a escola, questionário realizado em campo e apresentação e discussão dos resultados em sala de aula. Durante a aula de campo, os alunos através de uma análise mais crítica de um espaço já conhecido, puderam entender as questões ambientais da relação comunidade–Rio. Ainda no campo, os alunos observaram que margem do rio estava muito poluída, com a presença de resíduos que cotidianamente são usados em suas casas. Observou-se que a aula de campo mostrou-se como uma ótima ferramenta para o ensino de geografia, pois proporcionou um olhar mais abrangente de alguns problemas ambientais do espaço de vivência dos alunos, favorecendo o aprendizado de conteúdos de geografia e sensibilizando os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Biografia do Autor

Samuel José da Silva, Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Graduando em Licenciatura Plena em Geografia (UESPI). Ex- bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (RP) ambos pela CAPES
José Lucas Costa Ribeiro, Universidade Federal do Piauí - UFPI
Mestrando em Geografia pelo programa de Pós-graduação em Geografia da Univesidade Federal do Piauí (PPGGEO/UFPI)  
Mara Cristina de Lira Oliveira, Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Graduada em Licenciatura Plena em Geografia (UESPI). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES)
Maria Luzineide Gomes Paula, Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Professora do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Ex- coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e do Programa Residência Pedagógica (RP/CAPES)

Referências

ALEXANDRE, Bruno Henrique Gomes; AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. Ensino de Geografia: a teoria e a prática da intervenção pedagógica desenvolvida no pde. Cadernos PDE, Paraná, v. 1, p. 01-19. 2013.

CALIXTO, Andreia Pereira; CAMPOS, Janaína Moraes de; NASCIMENTO, Érica Nayara Santana do; VALERIANA, Jandira. Educação ambiental na prática do ensino de geografia na escola estadual ana maria das graças de souza noronha em cáceres/mt. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, Vitoria, Espirito Santo. Anais.... 2004.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. 2010.

CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012 – (Coleção ideias em ação / coordenadora Anna Maria Pessoa de Carvalho). 161 p.

CORDEIRO, Joel Maciel Pereira; OLIVEIRA, Aldo Gonçalves. A aula de campo em geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na escola. Revista Geografia. Londrina, v.20, n. 2, p. 099-114, maio/ago. 2011.

FALCÃO, Wagner Scopel; PEREIRA, Thiago Barcelos. A aula de campo na formação crítico/cidadã do aluno: uma alternativa para o ensino de geografia. X Encontro Nacional De Praticas Em ensino De Geografia, 2009. Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT4/tc4%20(2).pdf Acesso em: 20 jan.2018.

KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: Questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008. p. 45 – 144.

OLIVEIRA, Washington Candido. A contribuição da Geografia para a Educação Ambiental: A relação entre a sociedade e a natureza no Distrito Federal, 120 p. Dissertação de Mestrado – Universidade de Brasília, 2007.

SILVA, André Felipe; JÚNIOR, Rogério José de Oliveira. Aula de campo como prática de ensino – aprendizagem: sua importância para o ensino da geografia. In: XVIII Encontro nacional de Geógrafos, São Luís, Anais.... 2016.

SILVA, Juliana Ribeiro da; SILVA, Mírian Belarmindo da; VAREJÃO, José Leonídio. Os (des) caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia.

Vértices, Campos dos Goytacazes, v. 12, n. 3, p. 187-197, set./dez. 2010.

VIRGENS, Rute Almeida. A educação ambiental no ambiente escolar. 2011. Trabalho de trabalho de conclusão (Licenciatura em Biologia a distancia) – Universidade de Brasília-UNB, Luziânia, 2010.

Publicado
2020-12-31
Como Citar
da Silva, S. J., Costa Ribeiro, J. L., de Lira Oliveira, M. C., & Gomes Paula, M. L. (2020). A AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA COM UMA TURMA DE 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA/PI. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(3), 78-92. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/440