A SEMIARIDEZ E A PERFURAÇÃO DE POÇOS NA CIDADE DE DOUTOR SEVERIANO - RN

Autores

  • Pedro Henrique da Silva Lima UERN-Pau dos Ferros
  • Bruna Jeciana Pinto Silva
  • Maria Losângela Martins de Sousa
  • Agassiel de Medeiros Alves

Palavras-chave:

Crises hídricas. Estratégias. Perfuração de Poços.

Resumo

O presente estudo tem como principais objetivos analisar a perfuração de poços na cidade de Doutor Severiano, como estratégia de enfrentando a crise hídrica provocada pela semiaridez. A metodologia empregada foi estudos de campo, observações, leituras bibliográficas e uma análise do mapa de localização dos poços situados na área urbana do município, buscando identificar quais as estratégias tomadas para perfuração destes, além de evidenciar a importância da água retirada desses poços para a vida dos moradores da cidade, em períodos de crises hídricas. A identificação dessas estratégias tomadas para perfuração se deu a partir da análise do mapeamento, onde foi possível identificar que os poços públicos da cidade se encontram localizados em áreas mais periféricas, favorecendo assim uma melhor distribuição dessas águas. A pesquisa possibilitou entender as dinâmicas de distribuição de água no município. Conclui-se com este artigo que o conhecimento da área de trabalho/estudo é de fundamental importância, ao ponto que os gestores da cidade possuírem conhecimento a respeito das características do município, para assim desenvolver as melhores estratégias e conseguir lidar com os períodos de escassez hídrica, como é o caso da perfuração de poços de forma estratégica no território da cidade que ajuda a ter uma melhor distribuição de água e consequentemente melhora o abastecimento de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERNANDES, C. Dinâmica urbana e os rebatimentos da escassez hídrica em Pau dos Ferros/RN (2012-2017). 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Plandites, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/ RN, 2017.

GONÇALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.

GUNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, p.201-210, Mai-Ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2>. Acesso em 15/04/2018.
IDEMA – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio ambiente do Rio Grande do Norte. Perfil do seu Município – Doutor Severiano. Natal, V.10, p. 01 – 23, 2008.

LIMA, P, H, S; ALVES, A, M. Uso da água e mapeamento dos poços artesianos da cidade de Doutor Severiano/RN. 2018. 20 f. Tcc (graduação) - curso de Geografia, Departamento de Geografia, Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros/RN, 2018.

MALVEZZI, R. Semi-árido: uma visão. Brasília: Confea, 2007. p. 140.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PALUDO, D. Qualidade da água nos poços artesianos do município de Santa Clara do Sul. Monografia. 77f. Centro Universitário Univates. Lajeado, dez. 2010.

PENA, R, F, A. Águas subterrâneas: As águas subterrâneas são aquelas que se acumulam abaixo da superfície, geralmente nos poros existentes na composição das rochas.. Disponível em: < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/Aguas-subterraneas.htm >. Acesso em: 01 ago. 2019

SANTOS, A. N. Rendimento e avaliação nutricional do cultivo hidropônico de alface (Lactuca sativa L.) em sistema NFT no semi-árido brasileiro utilizando águas salobras. Recife: UFRPE, 2009. 134p.

SOUTO, L. V.; LIMA, D. F.; FILHO, B. F. B.; DANTAS, J. R. Q. O Nordeste e a Escassez de Água: uma abordagem da Microrregião de Pau dos Ferros/RN. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 17º, 2017, São Paulo. Artigo. 2017. p. 1 - 16.

VASCONCELOS, M, B. Poços para captação de águas subterrâneas: revisão de conceitos e proposta de nomenclatura. Águas Subterrâneas, Fortaleza, v. 1, n. 1, p.1-12, nov. 2014.

ZOBY, J.; MATOS, B. Águas subterrâneas no Brasil e sua inserção na Política Nacional de Recursos Hídricos. In: XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Anais..., Florianópolis: ABAS. Disponível em: http://aguassubterraneas.abas.org/asubterraneas /article/viewFile/22634/14858, 2012. Acesso em: 06 set.2018.

Downloads

Publicado

07-08-2020

Como Citar

da Silva Lima, P. H., Pinto Silva, B. J. ., Martins de Sousa, M. L. ., & de Medeiros Alves , A. . (2020). A SEMIARIDEZ E A PERFURAÇÃO DE POÇOS NA CIDADE DE DOUTOR SEVERIANO - RN. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(1), 97–108. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/358

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)