ASPECTOS DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NO DISTRITO DE PARACUÁ, URUOCA (CE)

  • Igor Taboza Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Analine Maria Martins Parente

Resumo

O presente artigo visa analisar como se dá a qualidade da aprendizagem em Geografia dos alunos do distrito de Paracuá, localizado no Município de Uruoca (CE). Os discentes se deslocam por 36 quilômetros até a Escola de Ensino Médio Olímpio Sampaio da Silva, na sede do município, enfrentando jornada de uma hora por trecho (ida e volta). Em virtude disso muitos se prejudicam na escola, pois apresentam exaustão para a realização das atividades e na maioria das vezes são prejudicados por conta de problemas mecânicos no transporte. A construção do embasamento teórico da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico, como Vlach (1990), Lacoste (1993), Libâneo (1985), Arruda (1986), Masseto (1994), entre outros e com atividades de campo pautadas na aplicação de questionários com os sujeitos da pesquisa: Alunos, Professor de Geografia, diretora da escola e Secretário de Educação do município. Os questionários mostraram que os alunos não entendem que o deslocamento diário e que as medidas tomadas pela escola na tentativa de compensar as aulas perdidas pela falta de transporte escolar não são satisfatórias, o secretário de educação diz que o município tem consciência dessa realidade e busca alternativas para minimizar a problemática, no entanto não é suficiente. Mediante esta pesquisa, foi possível perceber que os alunos têm que se debruçar ainda mais sobre a jornada escolar para que possam garantir a aprendizagem em Geografia.

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Publicado
2020-02-12
Como Citar
Taboza, I., & Martins Parente, A. M. (2020). ASPECTOS DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NO DISTRITO DE PARACUÁ, URUOCA (CE). Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/343