FLORESTAN FERNANDES E OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: UM DIÁLOGO SOBRE OBJETO E MÉTODO DA CIÊNCIA SOCIAL

Autores

  • Marcos Paulo Campos Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Resumo

Este artigo tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o objeto e do método próprios da sociologia por meio de um diálogo entre seus formuladores clássicos e o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes. O exercício de colocar as concepções dos autores clássicos da sociologia em debate com Florestan Fernandes contribui no sentido de problematizar as influências da tradição fundacional da disciplina no pensamento de um autor marcante na formação e institucionalização do campo sociológico de investigação no Brasil. A análise do conteúdo da bibliografia localizada é o caminho metodológico do artigo. O trabalho assume a postura de não favorecer apartações radicais entre os autores distintos nas categorias clássicos e contemporâneos. Na verdade, este artigo revela a preferência por articular esses pensadores, buscando o caráter sintético e aproximativo de suas formulações. As conclusões apontam para o reconhecimento da complexa relação entre indivíduo e sociedade e da necessidade de articulação entre as metodologias disponíveis e, até mesmo, entre os demais campos do saber para o desvendamento racional e sistemático dos processos sociais.Palavras-chave: Florestan Fernandes, clássicos, sociologia, objeto, método

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Campos, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Referências

SANTOS, Boaventura Sousa. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2011.

DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2008.

DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FERNANDES, Florestan. Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada. São Paulo: Pioneira, 1976.

FERNANDES, Florestan. A Sociologia: objeto e principais problemas. In: IANNI, Octavio (org.). Florestan Fernandes: sociologia crítica e militante. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

LUXEMBURG, Rosa. A Acumulação do Capital: contribuição ao estudo econômico do imperialismo. 2ª ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

MARX, Karl. Contribuição para a Crítica da Economia Política. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

WEBER, Max. A Objetividade do Conhecimento nas Ciências Sociais. In: COHN, G. (org.). Weber. 7 ª. São Paulo: Ática, p. 79-127, 2004. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, 13).

WEBER, Max. Conceitos Sociológicos Fundamentais. In: WEBER, Max. Economia e Sociedade. Fundamentos de sociologia compreensiva. Brasília: Editora UNB, p. 3-35, 1991.

Downloads

Publicado

29-08-2019

Como Citar

Campos, M. P. (2019). FLORESTAN FERNANDES E OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: UM DIÁLOGO SOBRE OBJETO E MÉTODO DA CIÊNCIA SOCIAL. Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(1), 94–111. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/310

Edição

Seção

ARTIGOS