ENSINO DE SOLOS NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE TEMA GERADOR

  • Nilvania Aparecida de Mello, Angela Bernardon, Bruna Hasse

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o conhecimento de alunos do ensinofundamental acerca do meio ambiente e do solo, para a partir dele elaborar uma proposta de educaçãoem solos. Para materializar este conhecimento, foram aplicados questionários com questõesdiscursivas, e, posteriormente, as respostas foram agrupadas em categorias de respostas. Estaproposta foi desenvolvida a partir do conceito do tema gerador de Paulo Freire, em que se faz precípuoo conhecimento que o aluno traz consigo para se trabalhar uma abordagem diferenciada de umdeterminado assunto, de maneira a facilitar o aprendizado do mesmo. O trabalho foi conduzidoColégio Estadual La Salle, na cidade de Pato Branco, Paraná, com alunos dão 5o ano do ensinofundamental, no primeiro bimestre letivo de 2012. As crianças da amostra avaliada tem idade médiade 10,7 anos. As respostas apresentadas pelos estudantes demonstraram conexões com o ambiente emque estão inseridos e com ditos e discursos recursivos na mídia, mas pouca conexão com oconhecimento do solo em si e de suas funções. A partir desta realidade propõe-se uma forma deabordagem do tema solo que considere aqueles saberes já existentes, mas que agregue, de formaeficiente, novos saberes.

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Como Citar
Angela Bernardon, Bruna Hasse, N. A. de M. (1). ENSINO DE SOLOS NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE TEMA GERADOR. Revista Homem, Espaço E Tempo, 6(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/128
Seção
Artigos