O POTENCIAL PEDAGÓGICO DA CATEGORIA POLÍTICO-CULTURAL DE AMEFRICANIDADE

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Resumo

O presente artigo analisa o potencial pedagógico da categoria político-cultural de amefricanidade, desenvolvida por Lélia Gonzalez, como instrumento de descolonização do saber no contexto educacional brasileiro. Adota-se abordagem qualitativa, com metodologia bibliográfica, a partir da revisão crítica da obra de Gonzalez e de sua interlocução com a teoria da racialização dos direitos humanos de Thula Pires, propondo-se uma educação fundamentada na experiência da zona do não-ser e na convivência intercultural. Os resultados demonstram que a pedagogia amefricana rompe com a epistemologia eurocêntrica do projeto moderno-colonial de ensino, preservando a história e os saberes dos povos negros nas Américas como elementos constitutivos e estruturantes do processo educativo. Conclui-se que um direito à educação afrocentrado promove o resgate e a afirmação da humanidade de todo um grupo étnico-racial, contribuindo para a construção de um sistema educacional mais democrático.

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Publicado

28-12-2025

Como Citar

de Oliveira, B., Macedo da Silva Marques , L., & Caroline Gonçalves de Assis, A. (2025). O POTENCIAL PEDAGÓGICO DA CATEGORIA POLÍTICO-CULTURAL DE AMEFRICANIDADE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/743

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS