COMPREENSÃO DAS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, CULTURAIS E AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS DO SETOR NORTE DO PIAUÍ: UMA ABORDAGEM DE AULA DE CAMPO

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo promover uma compreensão aprofundada das características socioeconômicas, culturais e ambientais dos municípios do setor norte do Piauí através de uma aula de campo, justificando-se pela importância de integrar teoria e prática pedagógica. Utilizou uma metodologia que inclui pesquisa documental, visitas de campo, atividades práticas e discussões reflexivas, buscamos explorar a dinâmica local e regional. O estudo revelou a predominância da agricultura e pecuária na economia local, bem como o potencial para o desenvolvimento de setores como agronegócio, fatores climáticos, geológicos, mineração, turismo, energias renováveis, tecnologia e turismo. Os resultados destacaram disparidades significativas nos indicadores sociais, riqueza cultural e necessidades de desenvolvimento sustentável. Culturalmente, a região se mostra rica em manifestações culturais e patrimônio histórico, reforçando a identidade local. As atividades de campo e as reflexões críticas proporcionaram uma integração entre teoria e prática, promovendo uma educação mais completa e a formação de uma cidadania consciente e engajada. Conclui-se que a aula de campo promove uma educação integrada, incentivando a formação de cidadãos críticos e engajados. Palavras-chave: Prática Pedagógica. Desenvolvimento. Sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE. Emanuel Lindemberg Silva. Professor da UFPI. Aula de Campo no Setor norte do Piauí. Teresina: UFPI, 2024.

CARNEIRO. Wesley Pinto. Professor da UFPI. Aula de Campo no Setor norte do Piauí. Teresina: UFPI, 2024.

CAZELLI, S. Aulas de campo: uma estratégia didática. Educação & Sociedade. 2005.

DEMO, P. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FILHO. Antenor R. Barras, Histórias e Saudades. Teresina: EDUFPI: 2007.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: José de Freitas. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/jose-de-freitas/panorama . Acesso em: 27 maio 2024.

MEIRA, Suedio Alves. Professor da UFPI. Aula de Campo no Setor norte do Piauí. Teresina: UFPI, 2024.

PORTAL PIRACURUCA. A nova rota para o litoral do Piauí apresenta cenários de extrema beleza, revela comunidades e encurta a distância da capital até Barra Grande e Cajueiro da Praia. Portal Piracuruca, [s.d.]. Disponível em: https://portalpiracuruca.com/paisagens-e-belezas-naturais/a-nova-rota-para-o-litoral-do-piaui-apresenta-cenarios-de-extrema-beleza-revela-comunidades-e-encurta-a-distancia-da-capital-ate-barra-grande-e-cajueiro-da-praia/. Acesso em: 27 maio 2024.

SANTOS. Mateus Rocha dos (organização e Geoprocessamento). Mapa da Cartografia social participativa dos territórios turísticos do município de Ilha Grande – Piauí. Baseado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. UFDPAR. Parnaíba. 2021.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL (CPRM). Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea: diagnóstico do município de José de Freitas, estado do Piauí. Fortaleza: CPRM, 2004.

TRIVINÕS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

01-09-2025

Como Citar

Silva, K. (2025). COMPREENSÃO DAS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, CULTURAIS E AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS DO SETOR NORTE DO PIAUÍ: UMA ABORDAGEM DE AULA DE CAMPO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 1(19), 96–113. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/583