COMPREENSÃO DAS CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, CULTURAIS E AMBIENTAIS DOS MUNICÍPIOS DO SETOR NORTE DO PIAUÍ: UMA ABORDAGEM DE AULA DE CAMPO
Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo promover uma compreensão aprofundada das características socioeconômicas, culturais e ambientais dos municípios do setor norte do Piauí através de uma aula de campo, justificando-se pela importância de integrar teoria e prática pedagógica. Utilizou uma metodologia que inclui pesquisa documental, visitas de campo, atividades práticas e discussões reflexivas, buscamos explorar a dinâmica local e regional. O estudo revelou a predominância da agricultura e pecuária na economia local, bem como o potencial para o desenvolvimento de setores como agronegócio, fatores climáticos, geológicos, mineração, turismo, energias renováveis, tecnologia e turismo. Os resultados destacaram disparidades significativas nos indicadores sociais, riqueza cultural e necessidades de desenvolvimento sustentável. Culturalmente, a região se mostra rica em manifestações culturais e patrimônio histórico, reforçando a identidade local. As atividades de campo e as reflexões críticas proporcionaram uma integração entre teoria e prática, promovendo uma educação mais completa e a formação de uma cidadania consciente e engajada. Conclui-se que a aula de campo promove uma educação integrada, incentivando a formação de cidadãos críticos e engajados. Palavras-chave: Prática Pedagógica. Desenvolvimento. Sustentabilidade.Descargas
Citas
ALBUQUERQUE. Emanuel Lindemberg Silva. Professor da UFPI. Aula de Campo no Setor norte do Piauí. Teresina: UFPI, 2024.
CARNEIRO. Wesley Pinto. Professor da UFPI. Aula de Campo no Setor norte do Piauí. Teresina: UFPI, 2024.
CAZELLI, S. Aulas de campo: uma estratégia didática. Educação & Sociedade. 2005.
DEMO, P. Metodologia do Conhecimento Científico. São Paulo: Atlas, 2000.
FILHO. Antenor R. Barras, Histórias e Saudades. Teresina: EDUFPI: 2007.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2002.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades: José de Freitas. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/jose-de-freitas/panorama . Acesso em: 27 maio 2024.
MEIRA, Suedio Alves. Professor da UFPI. Aula de Campo no Setor norte do Piauí. Teresina: UFPI, 2024.
PORTAL PIRACURUCA. A nova rota para o litoral do Piauí apresenta cenários de extrema beleza, revela comunidades e encurta a distância da capital até Barra Grande e Cajueiro da Praia. Portal Piracuruca, [s.d.]. Disponível em: https://portalpiracuruca.com/paisagens-e-belezas-naturais/a-nova-rota-para-o-litoral-do-piaui-apresenta-cenarios-de-extrema-beleza-revela-comunidades-e-encurta-a-distancia-da-capital-ate-barra-grande-e-cajueiro-da-praia/. Acesso em: 27 maio 2024.
SANTOS. Mateus Rocha dos (organização e Geoprocessamento). Mapa da Cartografia social participativa dos territórios turísticos do município de Ilha Grande – Piauí. Baseado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. UFDPAR. Parnaíba. 2021.
SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL (CPRM). Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea: diagnóstico do município de José de Freitas, estado do Piauí. Fortaleza: CPRM, 2004.
TRIVINÕS, A.N.S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.
