CLIMA URBANO E PERCEPÇÃO TÉRMICA DOS MORADORES DAS PEQUENAS CIDADES DO SEMIÁRIDO: UMA ANÁLISE DA CIDADE DE FORQUILHA (CE)
Resumo
O presente estudo objetivou compreender a relação entre urbanização e o conforto térmico na área intra-urbana do município de Forquilha, o qual está localizado na região noroeste do Estado do Ceará. Realizou-se leituras pertinentes às pequenas cidades e ao clima urbano e foi adotada a metodologia do Sistema Clima Urbano (S.C.U.) proposta por Monteiro (2003), especificamente o canal do conforto térmico. Foram aplicados 50 questionários direcionados aos citadinos em três bairros distintos da cidade, a maioria dos entrevistados consideram que todos os bairros (34%) apresentam desconforto térmico, entre as principais medidas mitigadoras para o conforto térmico 38% dos moradores destacaram a arborização urbana como forma de amenizar o calor. É necessário compreender a dinâmica da atmosfera local e às alterações antrópicas no espaço urbano, de forma que essa problemática seja também debatida no planejamento das pequenas cidades para a promoção da qualidade socioambiental das mesmas.Downloads
Referências
CASTRO, Francielle de Siqueira; COSTA, Rildo Aparecido. Clima urbano em cidades
pequenas: uma reflexão sobre sua construção teórico-metodológica. In: XII SIMPÓSIO
BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 2016, Goiânia, GO. Anais [...]
Goiânia, GO: UFG, 2016.
FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli. O urbano brasileiro a partir das pequenas cidades. Revista Geoaraguaia, Barra do Garças - Mato Grosso, v. 8, n. 1, p.13-31, 2018.
FREITAS, Lorena Cavalcante Lima de. O clima no espaço intra-urbano do distrito sede de Aquiraz - CE na perspectiva termodinâmica: episódios sazonais contrastantes. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
FROTA, Anésia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual do conforto térmico. São Paulo: Studio Nobel, 2001. Cap. 1
GONÇALVES, Francisco Ednardo. Cidades pequenas, grandes problemas: perfil urbano do Agreste Potiguar. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ . Acesso em 20 mar. de 2019.
IPECE, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Perfil Básico Municipal
2017. Forquilha. Disponível em: https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2018/09/Forquilha_2017.pdf. Acesso em: 27 jun. 2019.
MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo; MENDONÇA, Francisco. (Orgs). Clima Urbano. São Paulo: Contexto, 2003.
MOURA, Marcelo de Oliveira. O clima urbano de Fortaleza sob o nível do campo térmico. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
MUNIZ, Francisco Gerson Lima; CARACRISTI, Isorlanda. A percepção da população com o clima da cidade de Sobral – CE. Revista Equador, v. 8, n. 2, p. 449-467.
MUNIZ, Francisco Gerson Lima. Urbanização e Conforto Térmico: análise climática do Centro da cidade de Sobral CE. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, 2016.
PEQUENO, Renato; ELIAS, Denise. Reestruturação econômica e urbaização no Ceará. In:
XIII REDE IBEROAMERICANA DE PESQUISADORES SOBRE GLOBALIZAÇÃO E
TERRITÓRIO (RII), 2014, Salvador, BA. Anais [...] Salvador, BA: UFBA, 2014.
PINHEIRO, Gabriela Marques; AMORIM, Margarete Cristiane de Costa Trindade. Estudos de clima urbano em cidades de pequeno porte do oeste paulista: o caso de Euclides da Cunha - SP - Brasil. In: 12º eucuentro de geografos da America Latina, 2009, Montevideo. 12º encuentro de geografos da America Latina, 2009.
ROCHA, José Ricardo Rodrigues et al. O clima em cidade pequena: o sistema termodinâmico em Jataí (GO). Revista Brasileira de Climatologia, v. 15, p. 205-228. 2015.
ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo: Editora brasiliense, 1995.
SANTANA, Antonia Neide Costa. Pequenas cidades do Ceará no (des)encontro do urbano e do rural: Groaíras e Meruoca em discussão. 2011. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.