A PRODUÇÃO SIMBÓLICA DA MULHER NAS CANÇÕES DO “FEMINEJO”

Autores

  • Antônia Sandra Emília Pereira Peres Graduada no Curso de Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
  • Daniele Costa da Silva Orientadora/Professora Adjunta do Curso de Ciências Sociais – CCH/UVA

Resumo

A pesquisa insere-se na linha de estudos relacionados à sociologia da música e das relações de gênero. Meu foco está nas representações do feminino construídas pelo estilo de música sertanejo universitário, cantado e composto por mulheres, que nos processos de divulgação e rotulação criados pela mídia ganhou o nome de “feminejo”. Meu objetivo é analisar as representações do feminino nas músicas sertanejas das cantoras Naiara Azevedo, Marília Mendonça e da dupla de irmãs, Simone e Simaria. Analisa, sob o viés da indústria cultural e da cultura de massas, as características desse gênero musical, destinado ao público massivo, buscando compreender o que essa roupagem do sertanejo traz de novo, pois nas músicas em foco destacam-se representações sobre as mulheres que contrastam, em algumas canções, com a tradicional representação sobre o feminino, atrelado ao universo doméstico ou a uma postura menos autônoma das mulheres. A pesquisa realizou uma análise de conteúdo das letras das músicas com maior sucesso nos rankings especializados, o que demonstrou que o feminino representado nessas canções aparece em uma posição ambígua, nem é apenas a mulher independente, nem só a submissa. Há variadas representações e identidades associadas ao feminino, que podem se manifestar de forma contraditória.Palavras-Chave: Música Sertaneja, Mulher, Representações Sociais.

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Biografia do Autor

Antônia Sandra Emília Pereira Peres, Graduada no Curso de Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Graduada no Curso de Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Daniele Costa da Silva, Orientadora/Professora Adjunta do Curso de Ciências Sociais – CCH/UVA

Orientadora/Professora Adjunta do Curso de Ciências Sociais – CCH/UVA

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

Peres, A. S. E. P., & Silva, D. C. da. (2019). A PRODUÇÃO SIMBÓLICA DA MULHER NAS CANÇÕES DO “FEMINEJO”. Revista Homem, Espaço E Tempo, 13(1), 141–160. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/313