A CIDADE DE COREAÚ NAS AULAS DE GEOGRAFIA: TRABALHANDO ATIVIDADES EM SALA DE AULAS
Resumo
A presente pesquisa objetiva propiciar subsídios ao ensino de Geografia no município de Coreaú (CE).Downloads
Referências
ARAÚJO, G. M.; SANTANA, A. N. C. A cidade na sala de aula: aula de Geografia.
Revista da Casa da Geografia de Sobral. Sobral v. 6/7. n. 1. p. 35-49. 2004/2005.
ASSIS, L. F. As redes de comércio e de serviço entre a cidade média de Sobral e
algumas cidades pequenas da Região Norte do Ceará. In: ENCONTRO DE
GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10, 2005, Anais eletrônicos..., São Paulo:
USP, 2005. 1 CD.
AZEVEDO, M E. A cidade no ensino de Geografia do Graça/CE. Monografia
(Graduação em Geografia) – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, Sobral,
BRAGA, R. Sobre o conceito de cidade média. Revista Território & Cidadania. Ano
IV, número 2, julho-dezembro. 2004
CALLAI, H. C. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise: In:
CASTROGIOVANNI, A. et al. (orgs.). Geografia em sala de aula: práticas e
reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros. 1999.
CARLOS, A. F. A. Espaço e indústria. 5. ed. São Paulo: Contexto. 1992.
______. A cidade. 2. ed. São Paulo. Contexto. 2001.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa. 2002.
CEARÁ. Governo do Estado. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará
(IPECE). Perfil Básico Municipal – Coreaú. Fortaleza. 2006.
COREAÚ. Lei no 173 de 20 de março de 1991. Delimita o perímetro urbano da cidade
de Coreaú e das Vilas de Ubaúna, Araquém e Aroeiras, delimita e oficializa os Bairros
da Cidade de Coreaú e dá outras providências.
GARNIER, J. B. Geografia urbana. 2. ed. Lisboa: Armand Colin. 1997.
IBGE. Cidades. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 25abr. 2007.
LEITAO, F. C. C. A cidade pequena de Ipú no contexto da rede urbana cearense e
nas aulas de Geografia. 52 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de
Ciências Humanas. Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral. 2006.
MARIA JÚNIOR, M. Na busca dos caminhos que desvendam a cidade real. In: Revista
da Casa da Geografia de Sobral. Sobral. v. 1. n. 1. p. 09-13. 1999.
MARIA JÚNIOR, M.; PAIVA, M. L. A. O ensino de Geografia, a cidade e a construção
da cidadania. In. Revista da Casa da Geografia de Sobral. Sobral v. 6/7. n. 1. p.
-140. 2004/2005
PILDAS, L. História de Coreaú (1702 a 2002). Sobral: Expressão Gráfica. 2003.
ROLNIK, R. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense. 1995.
SILVA, R. M.; MOURA, J. D. P. O uso da fotografia no ensino de Geografia. In:
ANTONELLO e TSUKAMOTO (orgs.). Múltiplas geografias – ensino – pesquisa –
reflexão. Londrina: Humanidades. 2004.
SPÓSITO, E. S. A vida das cidades. 5. ed. São Paulo: Contexto. 2004.
SPÓSITO, M. E. B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto. 1999
(Repensando a Geografia).
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.