REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM LETRAMENTO RACIAL NA ESCOLA DO CAMPO JOSÉ FIDELIS DE MOURA, EM SANTANA DO ACARAÚ - CEARÁ

Auteurs

Résumé

O artigo em questão analisa a experiência pedagógica de Letramento Racial Campesino desenvolvida na Escola de Ensino Médio Profissional do Campo José Fidelis de Moura, localizada no assentamento Bonfim Conceição, em Santana do Acaraú, no Ceará. A proposta busca promover uma educação voltada à valorização das relações étnico-raciais e à identidade negra nas comunidades do campo, historicamente marcadas por desigualdades e invisibilizações. A pesquisa-ação, realizada no âmbito de um mestrado, utilizou observações, entrevistas e questionários, ancorando-se no materialismo histórico-dialético para compreender as contradições de classe e raça no ambiente de ensino. A escola, fruto das lutas camponesas e vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), adota práticas que reforçam a cultura negra, como o uso de obras de autores afro-brasileiros, representações artísticas e debates permanentes sobre o racismo estrutural. O Letramento Racial Campesino, adaptado da teoria crítica da raça, foi sistematizado em sete tópicos formativos que abordam temas como branquitude, origem negra do campesinato e linguagem racista. As formações envolveram toda a comunidade escolar, contribuindo para o reconhecimento da ancestralidade afro-campesina e para a construção de uma consciência crítica sobre o racismo. O estudo conclui que o letramento racial é uma ferramenta fundamental para a transformação social e educacional, ao promover práticas antirracistas e libertadoras. A experiência da Escola José Fidelis evidencia que a educação do campo pode ser um espaço de resistência, reeducação e emancipação, fortalecendo o compromisso com uma sociedade mais justa, plural e equitativa, em que a diversidade é reconhecida como valor essencial. Palavras-chave: Campo. Relações étnico-raciais. Letramento

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Bruna Dayane Xavier de Araújo , Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professora Adjunta dos cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), campus Sobral-CE

Références

ABL, Academia Brasileira de Letras. Letramento Racial. 2024. Disponível em:< letramento racial | Academia Brasileira de Letras> Acesso realizado em 07 de julho de 2025.

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo, Pólen, 2019.

Atlas da violência 2024. Coordenadores: Daniel Cerqueira; Samira Bueno – Brasília: IPEA; FBSP, 2024.

CEARÁ, Governo do Estado. Todo dia é dia de índio: quais são os povos indígenas do Ceará. 2019. Disponível em: < https://www.ceara.gov.br/2019/04/16/todo-dia-e-dia-de indio-quais-sao-os-povos-indigenas-do-ceara/> Acesso realizado em 26 de setembro de 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à práticas educativas. 15. ed. São Paulo: paz e terra 2000.

GONZALEZ, Lélia. 2020. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar. 375 pp.

IBGE. População Negra no Brasil. 2022. Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/> Acesso realizado em 07 de julho de 2025.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro, 2000.

Kemmis, S. & McTaggart, R. (1988). The Action Research Planner. Deakin University Press, Geelong. 3ª edição, 1998.

LOWY, Michael. Ideologia e ciência social: elementos para uma análise marxista. São Paulo: Cortez, 1985.

PORTAL GELEDÉS. Letramento Racial: um desafio para todos nós. 2017. Disponível em: < https://www.geledes.org.br/letramento-racial-um-desafio-para-todos-nos-por neide-de-almeida/> Acesso realizado em: 24 de outubro de 2024.

MARX, Karl, FRIEDRICH Engels 1818-1883. Manifesto do Partido Comunista /, – 3.ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2008. 68p.

MUNDO EDUCAÇÃO. Quilombos. 2020. Disponível em:< https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/quilombos.htm> Acesso realizado em 11 de julho de 2025.

OLIVEIRA, Adeliane Vieira de. A territorialização das escolas de ensino médio do campo: o caso da EEM. Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro em Itarema – Ceará. Sobral, 2018. 202 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Geografia) – Universidade Estadual Vale do Acaraú/Centro de Ciências Humanas.

PINHEIRO, Bárbara Carina Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

ROSA, José Wagner da. O campesinato como modo de vida. v.1, nº2 jan-jun,2012. p.98 -107.

SANTOS, Maxwell Souza dos; AMORIM, Marcel Álvaro. O Letramento racial crítico em vestibulares: o caso da UNICAMP sob a ótica dialógica. In: CONEDU, VII, 2021, Maceió.

SOARES, M. H. Letramento e Multiletramentos. São Paulo: Cortez. 2018.

Téléchargements

Publiée

2025-12-28

Comment citer

Carneiro Mendes, D., & Xavier de Araújo , B. D. (2025). REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM LETRAMENTO RACIAL NA ESCOLA DO CAMPO JOSÉ FIDELIS DE MOURA, EM SANTANA DO ACARAÚ - CEARÁ. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Consulté à l’adresse //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/731

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice