POTENCIALIDADES DO JOGO DIGITAL SIMCITY 2013 PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA GEOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL LICEU JOSÉ NÍ MOREIRA, TIANGUÁ-CE

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Mots-clés :

Geografia Escolar, Jogos digitais, Cidadania Geográfica

Résumé

A Geografia Escolar tem se expandido, e essa evolução vai além das discussões teóricas e metodológicas. Hoje, busca-se também novas formas de ensinar Geografia, com o uso de jogos digitais como o SimCity 2013, que se revelam uma ferramenta inovadora para aproximar os alunos da realidade urbana e da cidadania geográfica. Esta pesquisa tem como objetivo explorar como o jogo digital pode ser utilizado para promover a Cidadania Geográfica, desafiando os alunos a gerenciar problemas urbanos como saneamento, saúde, moradia e transporte, tudo isso em um cenário simulado de gestão urbana. A metodologia adotada foi qualitativa, com uma base teórica fundamentada em pesquisa bibliográfica, um estado da arte sobre o uso de jogos digitais na educação e a realização de oficinas práticas com os discentes da Escola de Tempo Integral Liceu José Ní Moreira, em Tianguá, Ceará. Durante essas oficinas, os alunos interagiram com o jogo, criando soluções para problemas urbanos, colocando em prática conceitos de Geografia Escolar e refletindo sobre a Cidadania Geográfica. Os resultados mostraram que, ao longo das atividades, os discentes não apenas identificaram problemas urbanos em suas cidades, mas também passaram a desenvolver uma reflexão crítica sobre a cidade e o ambiente em que vivem. O uso do SimCity 2013 possibilitou que os alunos se envolvessem de forma ativa na gestão urbana, refletindo sobre como seus próprios direitos e responsabilidades enquanto cidadãos impactam o espaço urbano. Essa pesquisa revela como os jogos digitais podem ser uma ferramenta eficaz no ensino de Geografia Escolar, tornando o aprendizado mais dinâmico e engajador, e proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda de sua cidadania geográfica. Ao integrar a teoria com a prática, o uso de jogos digitais oferece novas oportunidades para ensinar e aprender sobre cidadania, cidade e o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa.

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Publiée

2025-09-01

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Costa, J. A. da. (2025). POTENCIALIDADES DO JOGO DIGITAL SIMCITY 2013 PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA GEOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL LICEU JOSÉ NÍ MOREIRA, TIANGUÁ-CE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 1(19). Consulté à l’adresse //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/649

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RESUMOS DE DISSERTAÇÕES