O ENSINO DE ORTOGRAFIA: UM DESAFIO QUE PODE SER VENCIDO

Auteurs

  • Viviane Silveira Mapurunga

Résumé

No presente artigo, traçamos uma análise sobre o ensino de ortografia para alunos do Ensino Fundamental. Objetivamos, com esse estudo, propiciar aos referidos educandos subsídios para a aprendizagem prazerosa, e não cansativa, das regras ortográficas, bem como, aos educadores, uma orientação no que diz respeito ao ensino da ortografia, possibilitando um melhor rendimento de seus alunos. Um estudo empírico foi realizado para que, diante da dificuldade do aluno em transcrever algumas palavras, o educador possa se utilizar de recursos facilitadores para trabalhar as alterações ortográficas encontradas na escrita de seus alunos. As obras de Jean Piaget, Vicente Barbera Albalat, Artur Gomes de Morais, Mirim Lemle, entre outros, foram de fundamental importância para a pesquisa bibliográfica. No estudo empírico, tivemos como suporte teórico a obra de Jaime Luiz Zorzi. Para maior compreensão do nosso trabalho, fizemos uma divisão em três partes. Na primeira, base teórica desta pesquisa, dividimo-la em três subcapítulos, onde discorremos sobre a evolução da língua escrita, sua importância enquanto convenção ortográfica, e sua aquisição pela criança. Na segunda parte, apresentamos uma pesquisa de campo onde constatamos as principais alterações ortográficas existentes na escrita dos alunos do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental da Escolinha Rainha da Paz, localizada na cidade de Sobral. Na terceira parte, sugerimos algumas das principais técnicas e estratégias do ensino de ortografia. Esta pesquisa permitiu-nos concluir que, por mais que pareça difícil, é possível ensinar ortografia ligando-a aos interesses dos alunos

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Références

ALBALAT, Vicente

Educacion,1991.

Barbera.

La

reforma

ortográfica.

Madri:

Apuntes

de

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Comment citer

Mapurunga, V. S. (2018). O ENSINO DE ORTOGRAFIA: UM DESAFIO QUE PODE SER VENCIDO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 3(1). Consulté à l’adresse //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/55