ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOLOGIA DE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II ADOTADOS EM ESCOLAS DA CIDADE DE SOBRAL-CE
Résumé
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que analisou os conteúdos geológicos presentes nos livros didáticos de Geografia da 5ª série (6° ano) adotados nas escolas da rede municipal e em duas escolas da rede particular da cidade de Sobral - CE.Téléchargements
Références
ADAS, M. Geografia: Noções básicas de Geografia. 5a Série. 4.ed. São Paulo: Moderna,
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Geografia, 5ª a 8ª série. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1997,
p.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais
para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Ensino Médio. 2002. Disponível em:
<http://www.mec.gov.br/semtec/ensmed/pcn> Acesso em: 01 dez. 2002.
CARNEIRO, C. D.; TOLEDO, M. C. M.; ALMEIDA, F. F. M. Dez motivos para a
inclusão de temas de geologia na educação básica. Revista Brasileira de Geociências.
(4): 553-560, 2004.
GUIMARÃES, E.M. A contribuição da geologia na construção de um padrão de
referência do mundo físico na educação básica. Revista Brasileira de Geociências. 34(1):
-94, 2004.
MARTELETO, J.C.L. O que há por trás da busca pela melhoria do ensino: um projeto
educacional em Geologia. 2002. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade
de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MAZÃO, A. (ed.) Projeto Araribá. Geografia. Ensino Fundamental. 5. 1a ed. São
Paulo: Moderna, 2006.
SYMES, R.F. Aventura Visual: Rochas e Minerais. São Paulo: Globo, 1990.SILVA, D.L.M. A Geografia que se ensina e a abordagem da natureza nos livros didáticos.
Porto Alegre, 2004. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M.; FAIRCHILD, T.R.; TAIOLI, F. (orgs.) Decifrando a
Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
VAN ROSE, S. Aventura Visual: Terra. São Paulo: Globo, 1994.
VESENTINI, J. W; VLACH, V. Geografia Crítica. 5a Série. São Paulo: Ática, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.