O NAZISMO E AS DIMENSÕES INSTITUCIONAIS DA MODERNIDADE
Mots-clés :
Modernidade., Nazismo., Estado-nação.Résumé
O presente artigo propõe uma reflexão acerca do fenômeno do nazismo a partir do desenvolvimento das dimensões institucionais da modernidade na Alemanha dos séculos XIX e XX. Destacamos como relevantes algumas características: a fragilidade do monopólio estatal da violência, a importância do poder militar, a ausência de pacificação no âmbito interno e a formação de uma burguesia com valores aristocráticos, após o processo de unificação tardia. A realização desta pesquisa bibliográfica possui como principais arcabouços teóricos as obras As consequências da modernidade, de Anthony Giddens, e Os Alemães: A luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX, de Norbert Elias. A reflexão analítica realizada nesta pesquisa discute a hipótese de que um desenvolvimento anômalo das dimensões institucionais da modernidade é, em grande medida, um dos fatores que consolidaram na Alemanha dos séculos XIX e XX traços intensos de um Estado pré-moderno, que, por sua vez, configuraram-se em aspectos cruciais para viabilizar a ascensão do nazismo nesse país.Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Rio de Janeliro: Jorge Zahar, 1998.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DUNNING, Eric; MENNELL, Stephen. Prefácio à edição inglesa. In: ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
ECO, Umberto. Cinco escritos morais. Rio de Janeiro: Record, 1998.
ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
REMARQUE, Erich Maria. Nada de novo no front. São Paulo: Abril Cultural, 1981.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.