O ENSINO DO SOLO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
Résumé
Neste trabalho, pretende-se mostrar o estudo do solo nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental II, especialmente quanto ao tratamento do assunto de forma integrada com os demais elementos das paisagens naturais. A análise foi norteada pelo referencial teórico do estudo da paisagem, entendido aqui, como o sistema ambiental físico em seus elementos e processos, distribuídos e desencadeados no ecossistema, proporcionando dinâmica, troca de matéria e fluxo de energia ao sistema, resultando na formação, desenvolvimento e manutenção do solo. Para tanto, foram analisados 3 (três) livros. Os autores são: (a) Vesentini, J.W. e Vlach V. (1996); (b) Adas,M. (2002) e (c) Moreira, I. (2003).Téléchargements
Références
ADAS, M. Geografia: Noções Básicas de Geografia. 3o ed. São Paulo: Moderna, 2002
ALBUQUERQUE, F. N. B; FALCÃO SOBRINHO,J. A Geomorfologia do Semi-árido
Brasileiro nos Livros de Geografia do Ensino Médio: Agentes, Processos
Morfogéticos e Formas de Relevo. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia/Regional
– Conference on Geomorphogy, 2006, Goiânia-GO. P. 1-11.
ARAÚJO, M.L.A. FALCÃO, C.L.C; FALCÃO SOBRINHO. A Paisagem do Distrito de
Jaibaras em Sobral – CE na Perspectiva da Educação Ambienta no Ensino de
Geografia. In: II Fórum Ambiental da Alta Paulista, 25 a 28 de Outubro de 2006, Tupã/
SP, São Paulo.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros
curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF ,
174 p.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1998. 156p.
CASTROGIOVANNI, A. C. [et al]. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4o
ed. Editora da UFRS/ Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2003.
CARVALHO, M. de. O que é Natureza?. São Paulo: Brasiliense, 1991.
CASSETI, V. Ambiente e Apropriação do Relevo. São Paulo: Contexto, 1990.
CHRITOFOLETTI, A. A Inserção da Geografia Física na Política de Desenvolvimento
Sustentável. Geografia, Rio Claro: Abril, 18(1). P. 1-22, 1993.
COSTA FALCÃO, C.L.. Análise Estrutural da Cobertura Pedológica em Sobral – CE.
Projeto de Pesquisa da FUNCAP. Sobral, 2006.
FALCÃO SOBRINHO, J.; FALCÃO,C.L.C. As Práticas Agrícolas e os Processos
erosivos na Serra da Meruoca – Ceará. Essentia. Vol. 4, no 1, jun/nov 2002.
KATUTA, Ângela Massumi. O Ensino e a Aprendizagem das Noções, Habilidades e
Conceitos de Orientação e Localização Geográfica: Algumas Reflexos ao Ensino de
Geografia. Revista do Departamento de Geociências, Londrina, v. 9, p 5-24, Jan/Jun.
LIMA, V. C. , LIMA, M. R. Importância de estudar o solo. In: Solos para professores do
ensino fundamental e médio. 5. aprox. Curitiba: Universidade Federal do Paraná,
Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2004
MARIANO, D.S; FALCÃO, C.L.C; FALCÃO SOBRINHO. A Contribuição da
Geografia no Estudo da Natureza do Distrito de Aprazível – Sobra (CE). In: II Fórum
Ambiental da Alta Paulista, 25 a 28 de Outubro de 2006, Tupã/ SP, São Paulo. P. 01-09
MENDONÇA, Francisco. Geografia Física: Ciência Humana?. 2o ed. São Paulo:
contexto. 1991
MOREIRA, I. Construindo o Espaço. São Paulo: Ática, 2003.
NASCIMENTO, Flávio Rodrigues; SAMPAIO, José Livi Furtado. Geografia Física,
Geossistema e Estudos Integrados da Paisagem. Revista da Casa de Sobral, Sobral,
v.6/7, n 1, p. 167-179, 2004/2005.
SILVA, C.S; FALCÃO, C.L.C; FALCÃO SOBRINHO, J.Os ambientes Naturais e o
Espaço Geográfico do Distrito de Bonfim / Sobral- CE: Uma Contribuição ao
Aprendizado da Educação Ambiental no Ensino Fundamental II na Disciplina de
Geografia. In: II Fórum Ambiental da Alta Paulista, 25 a 28 de Outubro de 2006, Tupã/
SP, São Paulo. P. 1-13
VESENTINI, J. W; VLACH, V. Geografia Crítica. 6o ed. São Paulo: Ática, 1996
MOREIRA W. S; FALCÃO SOBRINHO; FALCÃO, C.L.C. Educação Ambiental: Uma
Contribuição para o Ensino de Geografia no Distrito de Aractiaçu do Municúipio de
Sobra – CE. In: II Fórum Ambiental da Alta Paulista, 25 a 28 de Outubro de 2006, Tupã/
SP, São Paulo.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.