“CÁ ENTRE NÓS, VOU TE FALAR, MAS QUE NÃO SAIA DAQUI”: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE A FOFOCA NO AMBIENTE ESCOLAR
Résumé
O presente texto faz uma abordagem sobre a fofoca, sob uma perspectiva“depreciativa”, no contexto escolar a partir de uma interação entre os indivíduos no seupertencimento a determinados “grupinhos”, na Escola de Ensino Médio MonsenhorAntonino em Várzea dos Espinhos no Interior do CE. O trabalho parte do seguintequestionamento: o que leva as pessoas a depreciarem outros sobretudo quando lhe estãoausentes (terceiro ausente) e quais sentimentos os impulsionam a isso? A pesquisamonográfica que embasou o presente trabalho obteve como reposta, levando-se emconta o método utilizado, combinação de métodos qualitativos e de entrevistas, gruposfocais, observações e diário de campo, que a fofoca, enquanto prática cotidiana deinteração, assume uma forma simbólica de violência, em meio ao controle social aponto de estigmatizar os alvos, os desclassificando, tornando como desviado aquele quenão seguiu as devidas regras imposta em determinadas sociedades.Téléchargements
Références
BECKER, Howard Saul. Outsiders: Estudos de Sociologia do Desvio. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, Ed. 2008.
BEN-ZE‟EV, Aaron (eds.). Good Gossip. Lawrence, Kansas: University Press of
Kansas, 1994, p. 11-24.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001 [1989].
CARDOSO, Ruth C. O. (org.). A aventura antropológica: teoria e pesquisa. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1986.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das
relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução de Vera Ribeiro. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
FONSECA, Cláudia. Família, fofoca e honra: etnografia das relações de gênero e
violência em grupos populares. 2 ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2004.
GAIARSA, José Angelo. Tratado geral sobre a fofoca: uma análise da desconfiança
humana. São Paulo: Summus,1978.
GOFFMAN, E. (1999) A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes.
SIMMEL, Georg. The Sociology of Georg Simmel. Translated, edited, and with an
Introduction By Kurt H. Wolff. London, New York: The Free Press of Glencoe /
Collier-Macmillan Ltd., 1950.
SOUSA, de, Ronald. In Praise of Gossip: Indiscretion as a Saintly Virtue. In:
GOODMAN, Robert F. & BEN-ZE‟EV, Aaron (eds.). Good Gossip. Lawrence, Kansas:
University of Kansas Press, 1994, p. 25-33.
TAYLOR, Gabriele. Gossip as Moral Talk. In: GOODMAN, Robert F. & BEN-
ZE‟EV, Aaron (eds.). Good Gossip. Lawrence, Kansas: University of Kansas Press,
, p. 34-46.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.