CURSO DE MANEJO ECOLÓGICO E CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA: UMA EXPERIÊNCIA COM AGENTES DE EXTENSÃO RURAL DO ESTADO DE GOIÁS
Résumé
O presente trabalho tem por objetivo discutir as práticas adotadas para a realizaçãode um curso de 88 horas oferecido aos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural doEstado de Goiás. Ainda, como as técnicas didático-pedagógicas utilizadas contribuíram paraque os conceitos científicos pudessem ser compreendidos pelos participantes do curso. Assimutilizou-se de conceitos apresentados de modo que possibilitassem a construção doconhecimento, ou seja, o conteúdo apresentou integração entre si, de modo que, um conteúdoapresentado desse subsídios aos posteriores para que ao fim do curso se construísse umconhecimento que pudesse ser apreendido pelo participante. Como estratégia básica doprocesso utilizou-se de dois docentes na maioria dos temas, como forma de se estimular osquestionamentos e a participação dos Agentes. Esse fato rompeu o convencional de palestrasformais, estimulando os questionamentos dos participantes. Além disso, utilizou-se derepresentações, com equipamentos técnicos e materiais confeccionados em isopor,compreensão das relações entre os temas, bem como visitas a campo para discussão dos temasapresentados em sala de aula. Os resultados da avaliação do curso, quanto a conteúdo, tempodo destinado às palestras e forma foram considerados interessantes pelos participantes.Téléchargements
Références
RANGEL, E. F. M. EXPLORANDO TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA
SALA DE AULA, Revista Voz das Letras, Concórdia, Santa Catarina, Universidade do
Contestado, número 8, II Semestre de 2007. Edição extra
SILVA, H. C. O QUE É DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA? Ciência & Ensino, vol. 1, n. 1,
dezembro de 2006COSTA E SILVA, A. M. A formação contínua de professores: Uma reflexão sobre as
práticas e as práticas de reflexão em formação. Educação & Sociedade, ano XXI, no 72,
Agosto/00.
DINIZ, A. A.; Batista, R.B.; Santos, R.F. Popularização da taxonomia de solo: vocabulário
mínimo e aspectos sócios-economicos no contexto do ensino fundamental , em São
Miguel, Eperança (PB). Rev. Bras. Ci. Solo, 29:309-316, 2005.
BRANDÃO, C.R. O ABC do método. In: BRANDÃO, C.R. ed. O que é o método Paulo
Freire. São Paulo, Brasiliense, 1981. p. 21-42 ( Coleção Primeiros Passos, 38)
BECKER, E.L. Solo e ensino. VIDYA, v.25, n.2, p.73-80, jul/dez. - Santa Maria, 2007.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.