“O FILHO DO PEDREIRO VIROU DOUTOR”: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE MERITOCRACIA E RACISMO NO INSTAGRAM DA UFPR

Auteurs

Mots-clés :

reconhecimento, racismo estrutural, cotas

Résumé

Este estudo analisa os comentários de uma postagem no Instagram oficial da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada em 23 de novembro de 2024, que celebrava a formatura de Adrian Castro (2024), médico negro formado por meio do sistema de cotas. Foram coletados 145 comentários, os quais foram organizados e analisados com base nos conceitos de reconhecimento, de Nancy Fraser (2022). A análise de discurso, utilizada como metodologia principal, demonstrou uma dicotomia entre narrativas de apoio às políticas afirmativas e discursos de exclusão pautados no mito da meritocracia. Cerca de 40% dos comentários apresentaram reconhecimento à trajetória de Castro (2024), enquanto 35% refletiram discursos racistas e meritocráticos, e 25% foram categorizados como neutros ou ambíguos. Os resultados indicam que, apesar do impacto positivo das ações afirmativas, o racismo estrutural permanece imiscuído nas interações digitais, demonstrando a necessidade de um debate público mais profundo e de políticas que mitiguem as desigualdades. Este trabalho contribui para a compreensão das tensões discursivas sobre inclusão racial e ações afirmativas, oferecendo subsídios para práticas e políticas que promovam uma sociedade mais equitativa.

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Références

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Publiée

2025-12-28

Comment citer

Jesus, S. F. de. (2025). “O FILHO DO PEDREIRO VIROU DOUTOR”: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE MERITOCRACIA E RACISMO NO INSTAGRAM DA UFPR. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Consulté à l’adresse //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/643

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Rubrique

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS