“O FILHO DO PEDREIRO VIROU DOUTOR”: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE MERITOCRACIA E RACISMO NO INSTAGRAM DA UFPR

Authors

Keywords:

reconhecimento, racismo estrutural, cotas

Abstract

This study analyzes the comments on an official Instagram post by the Federal University of Paraná (UFPR), published on November 23, 2024, celebrating the graduation of Adrian Castro (2024), a Black doctor who graduated through the quota system. A total of 145 comments were collected, organized, and analyzed based on Nancy Fraser's (2022) concept of recognition. Discourse analysis, used as the primary methodology, revealed a dichotomy between narratives supporting affirmative action policies and exclusionary discourses grounded in the myth of meritocracy. Approximately 40% of the comments acknowledged Castro’s (2024) journey, while 35% reflected racist and meritocratic discourses, and 25% were categorized as neutral or ambiguous. The results indicate that, despite the positive impact of affirmative actions, structural racism remains embedded in digital interactions, highlighting the need for deeper public debate and policies to mitigate inequalities. This study contributes to the understanding of discursive tensions surrounding racial inclusion and affirmative actions, providing insights for practices and policies that promote a more equitable society.

Downloads

Download data is not yet available.

References

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. 1. ed. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 30 ago. 2012.

BRASIL. Governo Federal anuncia reajuste de bolsas do CNPq e da CAPES. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasília, 16 fev. 2023. Disponível em:https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/governo-federal-anuncia-reajuste-de-bolsas-do-cnpq-e-da-capes. Acesso em 20 de ago. de 2025.

FERNANDES, Mayala. Estudantes negros relatam abordagens discriminatórias na UFPR. Brasil de Fato Paraná, 13 dez. 2024. Disponível em: https://www.brasildefatopr.com.br/2024/12/13/estudantes-negros-relatam-abordagens-discriminatorias-na-ufpr. Acesso em: 12 jan. 2025.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de Saber. 11. ed. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Organização de Flavia Rios e Márcia Lima. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

IBGE. Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. Educa | Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/21039-desigualdades-sociais-por-cor-ou-raca-no-brasil.html. Acesso em: 15 jan. 2025.

IBGE. Em 2022, rendimento-hora dos trabalhadores brancos (R$ 20,0) era 61,4% maior que o dos pretos ou pardos (R$12,4). Agência de Notícias. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38543-em-2022-rendimento-hora-dos-trabalhadores-brancos-r-20-0-era-61-4-maior-que-o-dos-pretos-ou-pardos-r-12-4. Acesso em: 15 jan. 2025.

INEP. Ingresso por cotas aumentou 167% nas universidades. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 20 nov. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ingresso-por-cotas-aumentou-167-nas-universidades. Acesso em: 15 jan. 2025.

IPEA. População negra conquista espaço no ensino superior. Portal Ipea, 26 jun. 2020. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35896. Acesso em: 15 jan. 2025.

REIS, Aline. Estudantes acusam professor da UFPR de racismo e alegam hostilidade em sala de aula. Plural.jor, 30 set. 2024. Disponível em: https://www.plural.jor.br/noticias/vizinhanca/estudantes-acusam-professor-da-ufpr-racismo-e-alegam-hostilidade-em-sala-de-aula/. Acesso em: 12 jan. 2025.

ROSA, Patrícia. Número de estudantes negros nas universidades federais passa de 17% para 47% em 13 anos. Revista Afirmativa, 27 mai. 2024. Disponível em: https://revistaafirmativa.com.br/numero-de-estudantes-negros-nas-universidades-federais-passa-de-17-para-47-em-13-anos/. Acesso em: 12 jan. 2025.

SANDEL, Michael. A tirania do Mérito: o que aconteceu com o bem comum? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

SANTOS, Juliana Silva. O discurso sobre as cotas raciais antes da Lei 12.711/2012: letramentos acadêmicos e a ampliação do acesso ao ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 19, n. 1, p. 1–28, 2019. DOI: 10.1590/1984-6398201912962

SILVA, Maíra Menezes. Cotas raciais: do racismo estrutural aos coletivos negros universitários. 2016. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/18576. Acesso em 20 de ago. de 2025.

SILVA, Thais de Castro. O baixo índice de médicos negros em Curitiba. Jornal Comunicação UFPR, 13 dez. 2024. Disponível em: https://jornalcomunicacao.ufpr.br/o-baixo-indice-de-medicos-negros-em-curitiba/ Acesso em: 12 jan. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR). Republicação da postagem de Evelin Moreira: Cotas abrem portas. O filho do pedreiro virou doutor! Publicação no Instagram, 9h. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DCuBD8YOWWs/?img_index=2. Acesso em: 12 jan. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de cotas ainda provoca dúvidas: entenda como funciona. Curitiba, 21 ago. 2022. Disponível em: https://ufpr.br/sistema-de-cotas-ainda-provoca-duvidas-entenda-como-funciona. Acesso em 20 de ago. de 2025

Published

2025-12-28

How to Cite

Jesus, S. F. de. (2025). “O FILHO DO PEDREIRO VIROU DOUTOR”: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE MERITOCRACIA E RACISMO NO INSTAGRAM DA UFPR. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Retrieved from //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/643

Issue

Section

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO DE UM BRASIL DEMOCRÁTICO E POPULAR: TERRITÓRIO, INTERCULTURALIDADE E SABERES QUE VÊM DAS MARGENS