CARTO-FALAS E ASTRONOMIA NA CULTURA: CONTEXTOS ENUNCIATIVOS DAS VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA CASA DE QUITÉRIA

Autores/as

Palabras clave:

Mapas vivenciales, Conocimientos astronómicos, Espacialidades, Astronomía cultural, Baixio das Palmeiras

Resumen

Compreender a importância da Astronomia dentro da realidade socioespacial tem sido um tema de discussão entre pesquisadoras(es) da Geografia no século XXI. Esses saberes, outrora trabalhados em conjunto, separaram-se no século XIX, quando a Astronomia consolidou-se como ciência autônoma, embora de caráter interdisciplinar. Nesse contexto, esta exposição tem como objetivo descrever vivências, saberes e fazeres de crianças e adolescentes acerca da Astronomia. Para tanto, recorreu-se à produção de mapas vivenciais em uma pesquisa participante com crianças e adolescentes do distrito Baixio das Palmeiras (Crato-CE), em especial aquelas(es) vinculadas(os) à Casa de Quitéria. A partir desse recorte, estruturou-se a oficina de 'carto-falas' e mapas vivenciais, baseada na metodologia de Seemann (2012; 2013) e Lopes e Costa (2023). Os resultados revelam que a Astronomia, na cultura dessas crianças, emerge de experiências postas pela sua relação com o meio, inclusive o mundo digital, redefinindo significados e visões de como é o céu. Por fim, as 'carto-falas' evidenciam a necessidade de aprofundar conceitos astronômicos com o grupo, articulando conhecimento cultural e científico, de modo a destacar sua relevância na vida cotidiana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Alencar de Almeida, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri.

Allanna Larissa Silva Macedo, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduanda em Direito pela Universidade Regional do Cariri.

José Anderson de Sousa, Instituto Federal do Piauí - UFPI

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (2019), com estágio sanduíche na Pontificia Universidad Javeriana de Cali - Colômbia. Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri- URCA (2016). 

Emerson Ribeiro, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor Adjunto do Departamento de Geociências e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri URCA/CE, professor do programa de Mestrado ProfGeo-URCA e professor do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba.

Citas

BECEGATO, H.; NETO, M. F.; JATENCO-PEREIRA, V. O céu de cada estação do ano. [s.l.] Telescópios nas Escolas, 201-.

BORGES, V. V.; JARDIM, R. P. B.; TEIXEIRA, C. H. S. Geografia e Astronomia: Uma questão interdisciplinar. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 38, p. 167–175, 2011.

CARDOSO, W. T. Astronomia Cultural: como povos diferentes olham o Céu. E-Boletim da Física, v. 5, n. 5, p. 1–8, 2016.

CORRÊA, I. C. S.; RIBEIRO, R. R.; WESCHENFESTER, J. Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe: 25 anos a Serviço da Ciência: 1996-2021. Porto Alegre: IGEO/UFRGS, 2021

FAEDO, M. R. Geografia e Astronomia: Interfaces, diálogos e propostas didáticas para à Educação Básica. Revista Ensino de Geografia (Recife) V. 3, No. 3, 2020.

GONZALES, E. A. M. A Astronomia como ferramenta motivadora no Ensino das Ciências. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte – MG. 2004.

LOPES, J. J. M.; COSTA, B. F. M. Mapas vivenciais e espacialização da vida. Porto das Letras, v. 9, n. 1, p. 321–335, 2023.

MAGUELNISKI, D.; FOETSCH, A. A. A Astronomia e sua relação com a Geografia: Contextualização histórica e abordagens no ensino. Revista Latino Americana de Educação em Astronomia, v. 27, p. 55-77, 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. Astronomia Cultural: Análise de materiais e caminhos para a diversidade nas aulas de Ciências da Natureza. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 22, p. 1-26, 2020.

SEEMANN, J. Histórias da Cartografia, Imersão em Mapas e Carto-Falas: métodos para estudar culturas cartográficas. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. (Org.). Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. São Paulo: Átomo & Alínea, 2013, p. 87- 105.

SEEMANN, J. Carto-crônicas. Uma viagem pelo mundo da cartografia. 1. ed. Gurupi: Editora Veloso, 2012.

SOBREIRA, P. H. A. Astronomia No Ensino De Geografia: Análise Crítica Nos Livros Didáticos De Geografia. 2002. Dissertação (mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, São Paulo, 2002.

SOBREIRA, P. H. A. Cosmografia Geografia: A Astronomia no ensino de geografia. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

VIEIRA, E.; VALQUIND, L. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

Publicado

2025-12-28

Cómo citar

Alencar de Almeida, B., Larissa Silva Macedo, A., Expedito Galdino Pereira, C., Anderson de Sousa, J., & Ribeiro, E. (2025). CARTO-FALAS E ASTRONOMIA NA CULTURA: CONTEXTOS ENUNCIATIVOS DAS VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA CASA DE QUITÉRIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado a partir de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/633