CARTO-FALAS E ASTRONOMIA NA CULTURA: CONTEXTOS ENUNCIATIVOS DAS VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA CASA DE QUITÉRIA
Keywords:
Experiential maps, Astronomical knowledge, Spatialities, Cultural Astronomy, Baixio das PalmeirasAbstract
Compreender a importância da Astronomia dentro da realidade socioespacial tem sido um tema de discussão entre pesquisadoras(es) da Geografia no século XXI. Esses saberes, outrora trabalhados em conjunto, separaram-se no século XIX, quando a Astronomia consolidou-se como ciência autônoma, embora de caráter interdisciplinar. Nesse contexto, esta exposição tem como objetivo descrever vivências, saberes e fazeres de crianças e adolescentes acerca da Astronomia. Para tanto, recorreu-se à produção de mapas vivenciais em uma pesquisa participante com crianças e adolescentes do distrito Baixio das Palmeiras (Crato-CE), em especial aquelas(es) vinculadas(os) à Casa de Quitéria. A partir desse recorte, estruturou-se a oficina de 'carto-falas' e mapas vivenciais, baseada na metodologia de Seemann (2012; 2013) e Lopes e Costa (2023). Os resultados revelam que a Astronomia, na cultura dessas crianças, emerge de experiências postas pela sua relação com o meio, inclusive o mundo digital, redefinindo significados e visões de como é o céu. Por fim, as 'carto-falas' evidenciam a necessidade de aprofundar conceitos astronômicos com o grupo, articulando conhecimento cultural e científico, de modo a destacar sua relevância na vida cotidiana.Downloads
References
BECEGATO, H.; NETO, M. F.; JATENCO-PEREIRA, V. O céu de cada estação do ano. [s.l.] Telescópios nas Escolas, 201-.
BORGES, V. V.; JARDIM, R. P. B.; TEIXEIRA, C. H. S. Geografia e Astronomia: Uma questão interdisciplinar. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 38, p. 167–175, 2011.
CARDOSO, W. T. Astronomia Cultural: como povos diferentes olham o Céu. E-Boletim da Física, v. 5, n. 5, p. 1–8, 2016.
CORRÊA, I. C. S.; RIBEIRO, R. R.; WESCHENFESTER, J. Museu de Topografia Prof. Laureano Ibrahim Chaffe: 25 anos a Serviço da Ciência: 1996-2021. Porto Alegre: IGEO/UFRGS, 2021
FAEDO, M. R. Geografia e Astronomia: Interfaces, diálogos e propostas didáticas para à Educação Básica. Revista Ensino de Geografia (Recife) V. 3, No. 3, 2020.
GONZALES, E. A. M. A Astronomia como ferramenta motivadora no Ensino das Ciências. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte – MG. 2004.
LOPES, J. J. M.; COSTA, B. F. M. Mapas vivenciais e espacialização da vida. Porto das Letras, v. 9, n. 1, p. 321–335, 2023.
MAGUELNISKI, D.; FOETSCH, A. A. A Astronomia e sua relação com a Geografia: Contextualização histórica e abordagens no ensino. Revista Latino Americana de Educação em Astronomia, v. 27, p. 55-77, 2019.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnica da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, M. S.; LEITE, C. Astronomia Cultural: Análise de materiais e caminhos para a diversidade nas aulas de Ciências da Natureza. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 22, p. 1-26, 2020.
SEEMANN, J. Histórias da Cartografia, Imersão em Mapas e Carto-Falas: métodos para estudar culturas cartográficas. In: CAZETTA, Valéria; OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. (Org.). Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea. São Paulo: Átomo & Alínea, 2013, p. 87- 105.
SEEMANN, J. Carto-crônicas. Uma viagem pelo mundo da cartografia. 1. ed. Gurupi: Editora Veloso, 2012.
SOBREIRA, P. H. A. Astronomia No Ensino De Geografia: Análise Crítica Nos Livros Didáticos De Geografia. 2002. Dissertação (mestrado) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, São Paulo, 2002.
SOBREIRA, P. H. A. Cosmografia Geografia: A Astronomia no ensino de geografia. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
VIEIRA, E.; VALQUIND, L. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.
VIGOTSKI, L. S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.
