O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO

Autores/as

  • Artemisa Cunha Sobrinha, Francisco Denis Melo

Resumen

O presente artigo discute a relação entre o professor de História e o livro didático, destacando que muitas vezes o professor ver o livro como uma autoridade “científica”, como aquele que detém o conhecimento, se colocando, portanto, alheios ao saber produzido; ao invés de utilizá-lo apenas como instrumento de auxílio nas aulas. Discute, a questão da formação dos professores em geral, e de forma específica as professoras do 6o e 7o ano da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Amparo, localizada no município de Senador Sá – Ceará, pois é necessário questionar a formação dos profissionais do ensino, uma vez que uma formação deficiente ou a não formação, influenciam de forma direta no processo ensino e aprendizagem de qualquer que seja a disciplina, em especial a de História, pois é na sala de aula que se dão todos os acontecimentos que colocam a prova a prática do professor, revelando todos os dilaceramentos da profissão. Outro ponto analisado é o fazer história na sala de aula, sugestões que vem de encontro com a prática do professor, sua metodologia, sua concepção de História e até sua própria postura. São caminhos que propõem um repensar da prática docente, bem como da própria concepção de História.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEZERRA, Holien Gonçalves. O Processo de Avaliação de Livros Didáticos.

In: História: Fronteiras – Simpósio Nacional da Associação Nacional de História. São

Paulo: Humanitas FFLCHUSP: ANPUH, 1999. V.1.

_________ . Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: História na

Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. Leandro Karnal (org). – São Paulo:

Contexto, 2003.

CAINELLI, Marlene. Diretrizes Curriculares, Currículos e Formação dos

profissionais de História. In: História: Fronteiras – Simpósio Nacional da Associação

Nacional de História. São Paulo: HumanitasFFLCHUSP: ANPUH, 1999. V.1.

FENELON, Déa Ribeiro. A Formação do Profissional de História e a Realidade

do Ensino. Conferência pronunciada no XI Simpósio Nacional da ANPUH, João

Pessoa, julho de 1981.

FONSECA, Selva Guimarães. Longe da Escola, na Escola: vozes da

Universidade e da Indústria Cultural. In: Caminhos da História Ensinada. Campinas,

São Paulo: Papirus, 1993. 6a ed. 2001.

__________. Didática e Prática de Ensino em História: experiências, reflexões

e aprendizados. – Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.

FORTUNA, Tânia Ramos. A Dimensão Humana da Docência. In: Rev. Pátio –

revista pedagógica – ano XI maiojulho 2007 – ISSN 1518 – 305X editora artmed – No

LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. O Livro Didático de História Instrumento

de Trabalho ou Autoridade “Científica”? In: História & Perspectivas, No 1819 – 1998

– Uberlândia.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma História Prazerosa e

Conseqüente. In: História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. Leandro

Karnal (org). – São Paulo: Contexto, 2003.

PINSKY, Jaime. Nação e Ensino de História no Brasil. In: PINSKY, Jaime

(org). O ensino de História e a Criação do fato. São Paulo: Contexto, 1994. p. 1-32.

RANZI, Serlei Maria Fischer. A Especificidade da História como Disciplina

Escolar. In: História: fronteiras – Simpósio Nacional da Associação Nacional de

História. São Paulo: HumanitasFFLCHUSP: ANPUH, 1999. V.1.REIS, Carlos Eduardo dos. Entre o Ensino e a Pesquisa: novos problemas na

formação e na prática do profissional de história. In: História & Perspectivas, No 1819

– 1998 – Uberlândia.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História Maria Auxiliadora Schimidt;

Marlene Cainelli. – São Paulo: Scipione, 2004.

___________. A Formação do Professor de História e o Cotidiano da Sala de

Aula. In: O Saber Histórico na Sala de Aula. Circe Bittencourt (org). 6. ed. – São Paulo:

Contexto, 2002.

SIMAN, Lana Mara de Castro. Os Currículos e as Novas Fronteiras da História.

In: História: Fronteiras. Simpósio Nacional da Associação Nacional de História. São

Paulo: Humanitas FFLCHUSP: ANPUH, 1999. V.1.

TORT, Antoni. A Formação dos Professores em um mundo mutável. In: Rev.

Pátio – revista pedagógica – ano XI maiojulho 2007 – ISSN 1518 – 305X editora

artmed – No 42.

Cómo citar

Francisco Denis Melo, A. C. S. (2018). O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 3(1). Recuperado a partir de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/62