A SUSTENTABILIDADE SIGNIFICATIVA NA RELAÇÃO COM OS JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO SEMIÁRIDO DA REGIÃO NOROESTE DO CEARÁ
Resumen
O presente artigo buscou reflexões sobre a temática da sustentabilidade significativa na relação com os jogos no ensino de Geografia, no semiárido da região Noroeste do Ceará. Sobretudo oportunizou aos estudantes aulas de campo e oficinas através de jogos confeccionados com materiais recicláveis utilizando o lúdico como estratégia pedagógica mediada pela professora que sentiu a necessidade de ousar e inovar no processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo a aquisição de conhecimentos dos estudantes para a compreensão do meio ambiente e sustentabilidade significativa, direcionada também para a comunidade pertencente aos estudantes. Os procedimentos metodológicos seguiram de observação participante com a interação de estudantes e professora. A fundamentação teórica tem base em Leite (2017), Leff (2001), Luckesi (2005), entre outros. Portanto, tanto as aulas de campo, como as oficinas, foram proveitosas e participadas ativamente pelos estudantes. Por isso, os estudantes se envolveram com entusiasmo nos assuntos geográficos e demonstraram aprendizagem.Descargas
Citas
BARBOSA, Gisele Silva.; DRACH, Patrícia Regina.; CORBELLA, Oscar Daniel. A Conceptual Review of the Terms Sustainable Developmentand Sustainability. International Journal of Social Sciences, v. III, n. 2, 2014
FEIL, André Alexandre, SCHREIBER, Dusan. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cad. EBAPE. BR, v. 14, nº 3, Artigo 7, Rio de Janeiro, Jul./Set. 2017
KSHIMOTO, Tizuro Morchida (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2010.
LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa / Paulo Roberto Leite. - 1.ed. - São Paulo : Saraiva, 2017.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.
LUCKESI, Cipriano Carlos..Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, 1994.
VESENTINI, José William. Educação e ensino de geografia: instrumento de dominação e/ou de libertação. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.