A SUSTENTABILIDADE SIGNIFICATIVA NA RELAÇÃO COM OS JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO SEMIÁRIDO DA REGIÃO NOROESTE DO CEARÁ

Autores/as

Resumen

O presente artigo buscou reflexões sobre a temática da sustentabilidade significativa na relação com os jogos no ensino de Geografia, no semiárido da região Noroeste do Ceará. Sobretudo oportunizou aos estudantes aulas de campo e oficinas através de jogos confeccionados com materiais recicláveis utilizando o lúdico como estratégia pedagógica mediada pela professora que sentiu a necessidade de ousar e inovar no processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo a aquisição de conhecimentos dos estudantes para a compreensão do meio ambiente e sustentabilidade significativa, direcionada também para a comunidade pertencente aos estudantes. Os procedimentos metodológicos seguiram de observação participante com a interação de estudantes e professora. A fundamentação teórica tem base em Leite (2017), Leff (2001), Luckesi (2005), entre outros. Portanto, tanto as aulas de campo, como as oficinas, foram proveitosas e participadas ativamente pelos estudantes. Por isso, os estudantes se envolveram com entusiasmo nos assuntos geográficos e demonstraram aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Gisele Silva.; DRACH, Patrícia Regina.; CORBELLA, Oscar Daniel. A Conceptual Review of the Terms Sustainable Developmentand Sustainability. International Journal of Social Sciences, v. III, n. 2, 2014

FEIL, André Alexandre, SCHREIBER, Dusan. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cad. EBAPE. BR, v. 14, nº 3, Artigo 7, Rio de Janeiro, Jul./Set. 2017

KSHIMOTO, Tizuro Morchida (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2010.

LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa / Paulo Roberto Leite. - 1.ed. - São Paulo : Saraiva, 2017.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.

LUCKESI, Cipriano Carlos..Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, 1994.

VESENTINI, José William. Educação e ensino de geografia: instrumento de dominação e/ou de libertação. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org.). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre atividade lúdica, desenvolvimento da criatividade e Educação. Londrina: O autor, 2010.

Publicado

2024-04-08

Cómo citar

Nascimento da Costa, M. do, & Sousa e Silva, M. do S. (2024). A SUSTENTABILIDADE SIGNIFICATIVA NA RELAÇÃO COM OS JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO SEMIÁRIDO DA REGIÃO NOROESTE DO CEARÁ. Revista Homem, Espaço E Tempo, 17(2), 73–89. Recuperado a partir de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/559