AVALIANDO O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ PÓSREFORMA CURRICULAR: BASES DE UM PROJETO
Resumen
O presente trabalho objetiva apresentar as bases teórico-metodológicas do projeto de pesquisa “Avaliando o currículo do curso de licenciatura de geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú pós-reforma curricular”. A referida investigação integra o grupo de pesquisa “Pedagogia Universitária: formação, docência e saberes” vinculada ao curso de pedagogia da UVA que se constitui com com o objetivo de desenvolver estudos sobre o processo de gestão e desenvolvimento dos novos currículos nas licenciaturas e as inovações/mudanças geradas para a docencia universitária. Acreditase que estudos dessa natureza contribuirão para o fortalecimento de uma política de formação e profissionalização do docente universitário na medida em que apresentará elementos relevantes sobre a gestão curricular. Saber gestar o currículo é uma competência básica no trabalho pedagógico do formador do professor na universidade.Descargas
Citas
ALVES, Maria Palmira C. Currículo e Avaliação: uma perspectiva integrada.
Portugal: Porto Editora, 2004.
APPLE, M. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora.
Petrópolis: Vozes, 1997.
BOAVIDA, João e BARREIRA, Carlos. Como promover a avaliação de
competências em professores e alunos? Actas do XVII Colóquio ADMEE-Europa,
BRASIL, Parecer 009/2001 de 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares para
Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior Curso de Licenciatura
de Graduação Plena CP- Conselho Pleno.
CAMPANI, A. A racionalidade pedagógica no processo de corporificação do currículo
que forma o professor da universidade. Tese (Doutorado em Educação). Programa de
Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Fortaleza, 2008.
CUNHA, M.I; LEITE, D. Decisões pedagógicas e estrutura de poder na
universidade. Campinas: Papirus, 1996.
ESTRELA, Albano e NÒVOA, António (org). Avaliação em Educação: novas
perspectivas. Ed.Porto, Porto, 1993.
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T.T Sociologia e teoria crítica do currículo: uma
introdução. In: MOREIRA, A.F.B; SILVA, T.T. da. Currículo, cultura e sociedade São
Paulo: Cortez, 1994, p. 07-38.
SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e prática de avaliação e
reformulação do currículo. São Paulo: Cortez, 1998.
VIANNA, Heraldo M. Avaliação Educacional: teoria-planejamento-modelos. São
Paulo: IBRASA, 2000.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.