PONTE METÁLICA DE GRANJA: RESQUÍCIO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL FERROVIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ

Autores/as

  • Rafael Rodrigues Moraes CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
  • Paulo Cesar Pereira Araujo Filho CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Palabras clave:

Estrada de Ferro Sobral (EFS), patrimônio industrial ferroviário, ferrovias da seca, ponte metálica de Granja.

Resumen

Resumo O presente artigo é uma revisão bibliográfica resultante do projeto de pesquisa Metodologias Aplicadas a Arquitetura e Urbanismo – (M.A.A.U.), durante o ano de 2020. O objetivo é qualificar a ponte metálica do município de Granja-CE como parte de um conjunto do patrimônio industrial ferroviário da Estrada de Ferro Sobral (EFS), no Estado do Ceará, identificar esta construção como elemento difusor do ideário progressista, que teve como objetivo desenvolver a produção agrícola interiorana da província em conjunto ao fortalecimento da política centralizadora do Império (1822-1889) e, por fim, apresentar pesquisa iconográfica e técnica sobre o modelo construtivo adotado. Em seguida há a proposta de uma constante pesquisa sobre os demais elementos deste patrimônio material e hipóteses de trabalhos futuros para a sua salvaguarda. Por conclusão demonstra-se a necessidade de uma investigação incisiva em determinados objetos edificados, ainda pouco estudados na pesquisa da historiografia de arquitetura industrial ferroviária do Estado do Ceará, em busca de uma possível construção de identidade cultural que se aproxime taticamente da práxis do arquiteto contemporâneo neste Estado, pela apresentação de um certo espirito progressista e inovador pré-existentes.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, Honório. No Ceará. 58 estações ferroviárias possuem proteção de bens valorados pelo Iphan. In.: Jornal Diário do Nordeste. Fortaleza, 2020. Acessado em 25 JAN 2020 em https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/no-ceara-58-estacoes-ferroviarias-possuem-protecao-de-bens-valorados-pelo-iphan-1.2197524
CAMELO FILHO, José Vieira. A implantação e a consolidação das estradas de ferro no nordeste brasileiro. Tese de doutorado. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, 2000.
I.B.G.E. Enciclopédia dos municípios Brasileiros – vol. XVI. (org.) FERREIRA, Jurandyr Pires. Rio de Janeiro, 1959. Acessado em 24 JUN 2020 em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_16.pdf?fbclid=IwAR2Yb_UpjxMOgV8KQHFK6_6Q5aIBJWaWaAsbcZ8RS-yFrrosmxg17KPQqro
IPHAN. Manual Técnico do Patrimônio Ferroviário. s/ local e s/ data. Acessado em 25 JAN 2020 em http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Manual_tecnico_patrimonio_ferroviario.pdf
JUCÁ NETO, CLOVIS RAMIRO. Os primórdios da organização do espaço territorial e da vila cearense - algumas notas. Anais do Museu Paulista (Impresso), v. 20, p. 133-163, 2012
MARTINS, Vicente. Noticia Histórico-Chorografica da comarca de Granja. Fortaleza, 1912. Acessado em 25 JUN 2020 em https://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/1912/1912-NoticiaHistorico-chorographicadaComarcaGranja.pdf
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. 6ª edição. São Paulo: Duas Cidades / Editora 34, 2012.
SEGAWA, Hugo. Arquitetura no Brasil: 1900-1990. Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SILVA, Maria Claudia Vidal Lima. Uma revolução nos tempos das trocas: arquitetura do ferro na cidade de Fortaleza (1860-1910). Dissertação de Mestrado em História e Cultura. Universidade Estadual do Ceará - UFC, Fortaleza, 2015.

Publicado

2020-09-28

Cómo citar

Moraes, R. R. ., & Pereira Araujo Filho, P. C. . (2020). PONTE METÁLICA DE GRANJA: RESQUÍCIO DO PATRIMÔNIO INDUSTRIAL FERROVIÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(2), 170–185. Recuperado a partir de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/453