A GÊNESE DA POLIFONIA EM DOSTOIÉVSKI
Resumen
O presente trabalho tem a incumbência de desenvolver um estudo da obra do célebre escritor russo Fedor Mikhailovith Dostoiévski, tendo como paradigma a idéia de polifonia. O estudo do conceito de polifonia, desenvolvido a partir do crítico soviético Mikhail Bakhtin em sua obra Problemas da poética de Dostoiévski, nos mostra que a obra dostoievskiana vem a ser um marco na concepção moderna de romance, e prova o quanto os personagens, concebidos como indeterminados, indefinidos, revelam a peculiar genialidade desse escritor russo. A gênese da polifonia foi aqui detectada através das obras O Duplo e Memórias do subterrâneo. A primeira é marcante pelo recurso de apresentar um só personagem com dupla personalidade, o que permitiu a Dostoiévski a representação dos desdobramentos da personalidade humana. Na segunda, encontraremos a figura do homem do subterrâneo, que se revela como uma reformulação complexa da interiorização do múltiplo em um só indivíduo.Descargas
Citas
SCHNAIDERMAN, Boris. Turbilhão e semente: ensaios sobre Dostoiévski e Bakhtin.
São Paulo: Duas cidades, 1983.
BAKHTIN,Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski; trad. Paulo Bezerra. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 1997.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo; trad. e apresentação de Mauro Gama. Rio de Janeiro:
Editora Guanabara, 1989.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor M. Obras Completas em quatro volumes; trad. Natália Nunes e
Oscar Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.
_______________ . Obra completa (Vol.II); trad. Lêdo Ivo. Rio de Janeiro: Editora
José Olympio, 1967.
FOGEL, Gilvan. A Determinação do espírito de vingança. Uma História da Filosofia.
Rio de Janeiro. Vol.-IV.p-113-155, 1990.
FRANK, Joseph. Dostoiévski: as sementes da revolta (1821-1881); trad.Vera Pereira.
São Paulo: Edusp, 1999.
______________ . Dostoiévski: Os efeitos da libertação (1860-1865); trad. Geraldo
Gerson de Souza. São Paulo: Edusp, 2002.
GOMIDE, Bruno Barreto. Uma Prosa do Tamanho da Rússia. Entre Livros. São Paulo.
No 4. p-32-50, 2005.
MORAIS Regis de. Dostoiévski: o operário dos destinos. 2a.ed. São Paulo: Editora
Brasiliense, 1982.
NOGUEIRA, Hamilton. Dostoiévski: crítica e interpretação. 2.aed. Rio de Janeiro:José
Olympio editora, 1974.
PESSANHA, Rodolfo Gomes. Dostoiévski: ambigüidade e ficção. Rio de Janeiro:
Civilização Brasileira, 1981.
PONDÉ, Luiz Felipe. Crítica e Profecia: a filosofia da religião em Dostoiévski. São
Paulo: Editora 34, 2003.
ROSA, Virgínio Santa. Dostoiévski: um cristão torturado. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira/INL, 1981.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.