A GEOMORFOLOGIA DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO NOS LIVROS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: AGENTES, PROCESSOS MORFOGENÉTICOS E FORMAS DE RELEVO
Resumen
O presente ensaio tem como objetivo analisar o ensino do relevo no semi-árido brasileiro através dos livros didáticos. Sugere algumas reflexões de ordem teórica e metodológica para fins de aplicação em sala de aula. Palavras-chave: Relevo, geomorfologia, semi-árido.Descargas
Citas
ADAS, M.; ADAS, S. (1998). Panorama geográfico do Brasil – contradições, impasses
e desafios socioespaciais. 3. ed. São Paulo: Moderna.
ARAÚJO, G. H. de S. (2005). Gestão ambiental de áreas degradadas. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil.
BRASIL. ME. SECRETARIA DE EDUC. MÉDIA E TECNOLÓGICA (1999).
Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: ME. Secretaria de Educ.
Méd. e Tecnológica. 144 p. (Ciências Humanas e suas Tecnologias, v. 4).
CARVALHO, M. B. (1989) A natureza na Geografia do Ensino Médio. In: OLIVEIRA,
A. U. de (org.). Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto. p. 81-108.
(Coleção repensando o ensino).
GOMES, P. C. da C. (1996). Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
MACHADO, A. C. de F. et. al. (2005). Realidade e desafios do Ensino da
Geomorfologia no Ensino Médio: Estudos de caso em Belo Horizonte/MG. São Paulo:
Anais em CD-ROM do XI Simpósio Brasileiro de Geografia física Aplicada. 05 a 09-set.
p. 4.177-4.183.
MOREIRA, I. (2000). O espaço geográfico. 46. ed. São Paulo: Ática.
SENE, E. de; MOREIRA, J. C. (1998). Geografia geral e do Brasil – espaço geográfico
e globalização. São Paulo: Scipione.
VESENTINI, J. W. (2001). Geografia geral e do Brasil – sociedade e espaço. 42. ed. São
Paulo: Ática.
YOSHIOKA, Maria Harumi & LIMA, Marcelo Ricardo de. Experimentoteca de solos:
erosão do solo. Projeto de Extensão Universitária “Solo na Escola”. Departamento de
Solos e Engenharia Agrícola – DSEA/UFPR. Disponível na internet.
http://www.escola.agrarias.ufpr.br. 21 abr. 2006.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.