REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumen
O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada através do Programa Voluntário de IniciaçãoCientífica – PROVIC, em 2013, na categoria de iniciação científica, na Universidade Estadual Vale doAcaraú - UVA. O mesmo traz reflexões sobre avaliação cujo objetivo foi de analisar a avaliação e seuprocesso no ensino da Geografia escolar através de diferentes abordagens e dos sistemas de avaliaçãotendo como objeto observações e considerações a partir da Escola de Ensino Fundamental FranciscoTeotônio Alves Pessoa – EEFFTAP.Descargas
Citas
CALLAI, H. C. A Formação do Profissional Horizonte. Editora UFMG, 2000. 204p da
Geografia. Ijuí: Editora Unijuí, 1999. 80p.
____________ A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o ensino? Revista Terra
Livre. São Paulo, n. 16, 1º sem. 2001.
____________ Estudar o Lugar para Compreender o Mundo. In: CASTROGIOVANNI,
A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre:
Mediação, 2000.
CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In:
______. (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre:
Mediação, 2000.
_______, Para Entender a Necessidade de Práticas Prazerosas no Ensino de Geografia
na Pós-Modernidade. IN: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos;
KAERCHER, Nestor André. Geografia. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.________________ Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 4. ed. Campinas:
Papirus, 2003.
DEMO, Pedro. Teoria e Prática da Avaliação Qualitativa. Temas do 2º Congresso sobre
Avaliação na Educação. Curitiba, 2004.
DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO. BIBLIOTECA VIRTUAL, Avaliação classificatória.
s/p. Disponível em:
http://crv.educacao.mg.gov.br/SISTEMA_CRV/index.aspx?ID_OBJETO=35589&tipo=ob&c
p=003366&cb=&n1=&n2=Biblioteca+Virtual&n3=Dicion%u00e1rio+da+Educa%u00e7%u0
e3o&n4=&b=s Acesso em 10/12/2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_____________Professora Sim, Tia Não: Cartas a Quem Ousa Ensinar. Olho D‟água. 6.
ed., 1995.
FORQUILHA/CE. Localização e População, disponível em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Forquilha Acesso em 06/05/2015
GADOTTI, Moacir. Comunicação Docente: ensaio de caracterização da relação educadora.
São Paulo:Loyola, 1975 ( Filosofia e Educação, n. 1)
HOFFMAN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola a
universidade. 29 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
KAERCHER, N. Desafios e utopias no ensino de geografia. Santa Cruz do Sul, RS:
Edunisc, 1997.
LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão Escolar: Teoria e Prática. 4. ed. Goiânia: Editora
alternativa, 2001.
______________ Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática, 5. ed. Goiânia,
Alternativa, 2004.
______________ Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 2. Ed. São Paulo,
Cortês, 2005.
LOCH, J.M. de P. Avaliação: uma perspectiva emancipatória. In: Química na escola, nº
, novembro, 2000.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
__________________Avaliação da Aprendizagem Escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC, Prova Brasil, Saeb e IDEB, disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324
Acesso em 06/05/2015.
NASCIMENTO, P. V. B. do. Avaliação Qualitativa no Ensino de Geografia nas
séries/ciclos iniciais do ensino fundamental de Uberaba-MG (1970-2004). Uberlândia:
UFU, 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2005.
PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São
Paulo: contexto, 2007.
SAVIANI, D., Escola e Democracia, 33ª. Ed. Campinas, Autores Associados, 2000.
SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta
Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio:
Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEN. 1998. 244 p.
SOUTO GONZÁLEZ , X. M. A didáctica da Geografia: dúvidas, certezas e compromisso
social dos professores. Inforgeo, 15, Lisboa: Edições Colibri, 2000, p. 21-42. Disponível em:
www.apgeo.pt/files/section44/1227_Inforgeo_15_p021a04 Acesso em: 19 abr. 2009.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: O desafio da Totalidade – Mundo nas Séries
Iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.