“ESTAVA NA FAVELA RESPIRANDO O ODOR DOS EXCREMENTOS”: LITERATURA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NA EEEP ÍCARO DE SOUSA MOREIRA, EM FORTALEZA-CE
Keywords:
Law Nº. 11.645/2008. Geography Teaching; Environmental Racism. GEOliterart. Anti-racist Geographical Education.Abstract
Este trabalho é fruto das sementes da Educação para Relações Étnico-Raciais no Ensino de Geografia (ERERGEO), que vêm sendo cultivadas na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Ícaro de Sousa Moreira, localizada no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza-CE. A interação educativa contextualizada faz parte das ações de pesquisa e extensão realizadas desde março de 2025 na escola supracitada e que trabalham a Lei n° 11.645/2008 nas aulas de Geografia, por meio do GEOliterart. A partir de tais ações, a intenção é promover uma Educação Geográfica antirracista, que contribua para uma formação cidadã. Sendo assim, o estudo aborda uma das atividades realizadas em torno do conceito de “racismo ambiental”, cujos resultados evidenciaram que Geografia Literária possibilitou aos(às) estudantes a construção de uma leitura e interpretação crítica do espaço geográfico.Downloads
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