A CARTOGRAFIA SOCIAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NA SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Abstract
Este trabalho objetiva apresentar a cartografia social como instrumento metodológico para o estudo das questões ambientais nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Sabemos que a temática ambiental faz parte do repertório dos chamados temas transversais e diz respeito a todas as áreas do saber. Nesse sentido, esta temática não escapa à problematização sociológica. A nossa intenção foi usar em sala de aula uma estratégia de ensino-aprendizagem que possibilitasse aos educandos discutir o meio ambiente através de suas vivências cotidianas. Pudemos constatar que o uso deste procedimento pedagógico propiciou aos discentes expressarem suas percepções ambientais e discuti-las a partir do estranhamento sociológico. Foi possível aos estudantes exerceram o protagonismo na construção de um saber colaborativo. Essa experiência revelou-nos que o abandono do papel de orador para o de mediador e articulador entre as experiências vivenciadas pelos estudantes e as teorias sociais, torna o conhecimento sociológico mais compreensível e apropriável pelo alunado.Downloads
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