A CARTOGRAFIA SOCIAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NA SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Authors

  • Francisco Dagmauro do Nascimento Mestre em Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú –Uva e professor da Educação Básica na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Ceará.
  • Daniele Costa da Silva Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará –UFC e docente e pesquisadora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

Abstract

Este trabalho objetiva apresentar a cartografia social como instrumento metodológico para o estudo das questões ambientais nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Sabemos que a temática ambiental faz parte do repertório dos chamados temas transversais e diz respeito a todas as áreas do saber. Nesse sentido, esta temática não escapa à problematização sociológica. A nossa intenção foi usar em sala de aula uma estratégia de ensino-aprendizagem que possibilitasse aos educandos discutir o meio ambiente através de suas vivências cotidianas. Pudemos constatar que o uso deste procedimento pedagógico propiciou aos discentes expressarem suas percepções ambientais e discuti-las a partir do estranhamento sociológico. Foi possível aos estudantes exerceram o protagonismo na construção de um saber colaborativo. Essa experiência revelou-nos que o abandono do papel de orador para o de mediador e articulador entre as experiências vivenciadas pelos estudantes e as teorias sociais, torna o conhecimento sociológico mais compreensível e apropriável pelo alunado.

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Francisco Dagmauro do Nascimento, Mestre em Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú –Uva e professor da Educação Básica na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Ceará.

Mestre em Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú –Uva e professor da Educação Básica na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Ceará.

Daniele Costa da Silva , Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará –UFC e docente e pesquisadora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará –UFC e docente e pesquisadora do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA. 

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Published

2021-08-13

How to Cite

Dagmauro do Nascimento, F., & Daniele Costa da Silva. (2021). A CARTOGRAFIA SOCIAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL NA SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 15(1), 63–82. Retrieved from //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/489