A PINTURA EM FOCO: O NEOCLASSICISMO EM UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA
Abstract
A historiografia brasileira a todo o momento acrescenta uma produção acadêmica voltada para a importância das imagens como fonte e objeto de estudo para uma maior compreensão da vida cotidiana, da cultura e da memória das sociedades desde tempos remotos. Nas cavernas, nos túmulos egípcios, nos muros das grandes cidades, na televisão, no cinema, nos livros, a todo o momento somos levados a um confronto com imagens cotidianas, fazendo refletirmos sobre diversificadas fontes históricas e respondendo questões impostas pelo historiador. A pintura neoclássica introduzido no Brasil e sua produção iconográfica tornam-se fonte para visualizar e entender um tempo e determinados processos históricos.Downloads
References
ALENCASTRO, Luiz Felipe de, GRUZINSKI, Serge e MONÉMEMBO, Tierno. Rio de
Janeiro, cidade mestiça: nascimento da imagem de uma nação. Patrick Straumann (Org);
tradução de Rosa Freire d ́Aguiar. – São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
BELLUZZO, Ana Maria de Morais. O Brasil dos viajantes. São Paulo: Fundação
Odebrecht, 1999. v. 2 p. 83.
CASTRO, Isis Pimentel de. Os pintores de História: A pintura Histórica e sua relação
com a cultura histórica oitocentista. Pergaminho, Paraíba, no zero – ano 1 – out. 2005.
COLI, Jorge. A pintura e o olhar sobre si: Victor Meirelles e a Invenção de uma História
visual no século XIX brasileiro. In. Historiografia Brasileira em Perspectiva. Marcos
Cezar de Freitas (org.) – São Paulo: Contexto 2005. 6a ed.
DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil.. Belo Horizonte: Itatiaia,
Tomo 1. p. 344.
FALCON, Francisco J. C. “Da Ilustração à Revolução: percurso ao longo do espaço-
tempo setecentista”. In: Acervo. RJ, v. 4, no. 1, jan/jun 1989, p.53-87.
JANSON, H. W. História da Arte, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1992.
LYRA, Maria de Lourdes Viana. A utopia do poderoso império - Portugal e Brasil:
bastidores da política (1798-1822), Rio de Janeiro, Sette Letras, 1994.
RIBEIRO, José Silvestre. História dos estabelecimentos científicos, literários e artísticos
de Portugal nos sucessivos reinados da monarquia. Lisboa, Academia Real de Ciências,
Interesse especial nos volumes II (“Reinado de Dona Maria I”, “Regência e reinado
de Dom João VI”), III (“Regência e reinado de Dom João VI (1792-1826)”), IV (“Regência
e reinado de Dom João VI (1792-1826)”) e V (“Reinado de Dom João VI”).
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel. “Igreja de São Francisco de Paula”. In. RIBEIRO,
Mírian. (Org.) Igrejas do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, IPHAN, 1997.
RIBEIRO, Marcus Tadeu Daniel."As razões da arte: política ilustrada e neoclassicismo
(1808-1831)", tese de doutorado defendida no IFCS/UFRJ em agosto de 1998.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. – 2. ed. rev. – São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.