AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO NO CEARÁ NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CAMPONESA

Autores

  • Jairo Jonas Bezerra UVA
  • Sandra Maria Fontenele Magalhães Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Educação do Campo, Territorialização, Identidade Camponesa, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra

Resumo

O artigo em pauta investiga a Educação do Campo como um direito conquistado pela luta dos trabalhadores e  trabalhadoras Sem Terra, destacando sua função na construção da identidade camponesa e no fortalecimento das lutas sociais. Assim, analisa o processo de territorialização da Educação do Campo no Ceará, especialmente com a criação das Escolas de Ensino Médio do Campo. Para tanto, buscamos entender o processo de luta pela educação do campo, bem como os significados e sentidos que a educação tem no fortalecimento da luta pela terra e, por conseguinte, do campesinato. As discussões feitas neste trabalho resultam de pesquisa qualitativa realizada mediante a associação de dois eixos fundamentais: observação participante, pesquisa bibliográfica e documental. Na busca pelo entendimento das questões vivenciadas na Pesquisa, recorremos à leitura de teóricos como Stédile (2015), Caldart (1997; 2012), Molina (2004; 2014), Sousa (2016), Fernandes (2000; 2008), Oliveira (2018) e Santos (2024), dentre outros. A pesquisa apontou que a experiência e a resistência são alicerces para a construção da Educação do Campo voltada para o fortalecimento da consciência de classe e identidade camponesa.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Fontenele Magalhães, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Licenciada e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professora adjunta na Universidade Vale do Acaraú (UVA). Integra o Laboratório de Geografia Agrária. Tem experiência na área de Ciências Humanas com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço Agrário, Assentamentos Rurais, Ensino de Geografia; Formação de Professor e Educação do Campo.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

28-12-2025

Como Citar

Bezerra, J. J., & Fontenele Magalhães, S. M. (2025). AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO NO CEARÁ NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CAMPONESA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(19). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/626