AS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO NO CEARÁ NO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CAMPONESA
Palavras-chave:
Educação do Campo, Territorialização, Identidade Camponesa, Movimento dos Trabalhadores Sem TerraResumo
O artigo em pauta investiga a Educação do Campo como um direito conquistado pela luta dos trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, destacando sua função na construção da identidade camponesa e no fortalecimento das lutas sociais. Assim, analisa o processo de territorialização da Educação do Campo no Ceará, especialmente com a criação das Escolas de Ensino Médio do Campo. Para tanto, buscamos entender o processo de luta pela educação do campo, bem como os significados e sentidos que a educação tem no fortalecimento da luta pela terra e, por conseguinte, do campesinato. As discussões feitas neste trabalho resultam de pesquisa qualitativa realizada mediante a associação de dois eixos fundamentais: observação participante, pesquisa bibliográfica e documental. Na busca pelo entendimento das questões vivenciadas na Pesquisa, recorremos à leitura de teóricos como Stédile (2015), Caldart (1997; 2012), Molina (2004; 2014), Sousa (2016), Fernandes (2000; 2008), Oliveira (2018) e Santos (2024), dentre outros. A pesquisa apontou que a experiência e a resistência são alicerces para a construção da Educação do Campo voltada para o fortalecimento da consciência de classe e identidade camponesa.Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
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