O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Artemisa Cunha Sobrinha, Francisco Denis Melo

Resumo

O presente artigo discute a relação entre o professor de História e o livro didático, destacando que muitas vezes o professor ver o livro como uma autoridade “científica”, como aquele que detém o conhecimento, se colocando, portanto, alheios ao saber produzido; ao invés de utilizá-lo apenas como instrumento de auxílio nas aulas. Discute, a questão da formação dos professores em geral, e de forma específica as professoras do 6o e 7o ano da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Amparo, localizada no município de Senador Sá – Ceará, pois é necessário questionar a formação dos profissionais do ensino, uma vez que uma formação deficiente ou a não formação, influenciam de forma direta no processo ensino e aprendizagem de qualquer que seja a disciplina, em especial a de História, pois é na sala de aula que se dão todos os acontecimentos que colocam a prova a prática do professor, revelando todos os dilaceramentos da profissão. Outro ponto analisado é o fazer história na sala de aula, sugestões que vem de encontro com a prática do professor, sua metodologia, sua concepção de História e até sua própria postura. São caminhos que propõem um repensar da prática docente, bem como da própria concepção de História.

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Como Citar

Francisco Denis Melo, A. C. S. (2018). O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O LIVRO DIDÁTICO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 3(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/62

Edição

Seção

ARTIGOS