AVALIANDO O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ PÓSREFORMA CURRICULAR: BASES DE UM PROJETO

Autores

  • Lídia Azevedo Menezes, Adriana Campani

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar as bases teórico-metodológicas do projeto de pesquisa “Avaliando o currículo do curso de licenciatura de geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú pós-reforma curricular”. A referida investigação integra o grupo de pesquisa “Pedagogia Universitária: formação, docência e saberes” vinculada ao curso de pedagogia da UVA que se constitui com com o objetivo de desenvolver estudos sobre o processo de gestão e desenvolvimento dos novos currículos nas licenciaturas e as inovações/mudanças geradas para a docencia universitária. Acreditase que estudos dessa natureza contribuirão para o fortalecimento de uma política de formação e profissionalização do docente universitário na medida em que apresentará elementos relevantes sobre a gestão curricular. Saber gestar o currículo é uma competência básica no trabalho pedagógico do formador do professor na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Maria Palmira C. Currículo e Avaliação: uma perspectiva integrada.

Portugal: Porto Editora, 2004.

APPLE, M. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora.

Petrópolis: Vozes, 1997.

BOAVIDA, João e BARREIRA, Carlos. Como promover a avaliação de

competências em professores e alunos? Actas do XVII Colóquio ADMEE-Europa,

BRASIL, Parecer 009/2001 de 08 de maio de 2001. Diretrizes Curriculares para

Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior Curso de Licenciatura

de Graduação Plena CP- Conselho Pleno.

CAMPANI, A. A racionalidade pedagógica no processo de corporificação do currículo

que forma o professor da universidade. Tese (Doutorado em Educação). Programa de

Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Fortaleza, 2008.

CUNHA, M.I; LEITE, D. Decisões pedagógicas e estrutura de poder na

universidade. Campinas: Papirus, 1996.

ESTRELA, Albano e NÒVOA, António (org). Avaliação em Educação: novas

perspectivas. Ed.Porto, Porto, 1993.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T.T Sociologia e teoria crítica do currículo: uma

introdução. In: MOREIRA, A.F.B; SILVA, T.T. da. Currículo, cultura e sociedade São

Paulo: Cortez, 1994, p. 07-38.

SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e prática de avaliação e

reformulação do currículo. São Paulo: Cortez, 1998.

VIANNA, Heraldo M. Avaliação Educacional: teoria-planejamento-modelos. São

Paulo: IBRASA, 2000.

Downloads

Como Citar

Adriana Campani, L. A. M. (2018). AVALIANDO O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ PÓSREFORMA CURRICULAR: BASES DE UM PROJETO. Revista Homem, Espaço E Tempo, 3(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/53

Edição

Seção

ARTIGOS