OS JOVENS RURAIS E A RELAÇÃO COM A LEITURA EM UMA COMUNIDADE DO SERTÃO DO CEARÁ.
Palavras-chave:
juventude, ruralidade, leitura, subjetividadeResumo
A leitura é um ato de partilha e de associação, que, conduzida de maneira a atinja as vidas dos sujeitos em caráter reflexivo de aprendizagem, pode trazer benefícios imensuráveis na formação da subjetividade dos jovens, sobretudo em jovens que estão inseridos no meio rural, onde as oportunidades de acesso a livros e demais bens culturais geralmente são escassas. O presente trabalho objetivou conhecer a realidade dos jovens rurais da localidade de São Gonçalo, no município de Bela Cruz (CE), identificando a relação com a leitura e gerando dados para subsidiar o desenvolvimento de um projeto de intervenção destinado à formação de jovens leitores no meio rural, baseada em Paulo Freire, focando no trabalho de habilidades como a autonomia e o protagonismo juvenil, tendo em vista a concepção da leitura como prática de liberdade e emancipação humana. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, através da aplicação de um questionário online. Os participantes foram jovens com idades entre 15 e 19 anos, estudantes do ensino médio da localidade de São Gonçalo. Em meio a condições socioeconômicas adversas, os jovens inseridos em meio rural demonstram ao mesmo tempo seu desejo de migração e a vontade de permanecer em seu local de origem, em decorrência das relações de afeto e do sentimento de pertença. No que se refere à leitura, a maioria revelou não ter desenvolvido o gosto por esta prática, mas, por outro lado, expressou o desejo de participar de algum projeto relacionado à leitura. Palavras-chave: Juventudes, ruralidade, leitura e subjetividade.Downloads
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