POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PROGRAMAS DE BOLSAS COMO MECANISMOS DE INCENTIVO À PERMANÊNCIA DE JOVENS DE BAIXA RENDA NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Maria Leirislene De Sousa Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Isaurora Cláudia Martins de Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA

Palavras-chave:

Juventude. Pobreza. Assistência estudantil.

Resumo

As Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil passaram por um processo de expansão e democratização do acesso nos últimos 16 anos, proporcionando um aumento do contingente de jovens de baixa renda que passaram a frequentar a educação superior. Desse modo, as políticas e programas de apoio e assistência estudantil passaram a ser ainda mais importantes na medida em que contribuem para garantir a permanência desses jovens na universidade. Neste artigo, apresentamos alguns resultados de uma pesquisa realizada na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), localizada na cidade de Sobral (CE), cujo principal objetivo foi perceber o lugar das políticas de assistência estudantil e dos programas de bolsas acadêmicas no incentivo à permanência dos jovens na universidade. Dialogando com teóricos que discutem a categoria juventude (BOURDIEU; PAIS) e seus campos de possibilidades nas instituições de educação superior (ZAGO; FREITAS), buscamos compreender o perfil dos jovens que ingressam na referida instituição, atentando para a heterogeneidade que a categoria juventude universitária comporta em termos de vivências e de modos de se relacionar com a instituição universitária. A partir de pesquisa documental e de relatos de alguns beneficiários desses programas, constatamos que os jovens de baixa renda são maioria nessa IES e, portanto, as ajudas que recebem através de alguns programas são fundamentais para garantir a permanência deles na universidade.

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Publicado

28-09-2020

Como Citar

De Sousa, M. L. ., & Martins de Freitas, I. C. (2020). POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E PROGRAMAS DE BOLSAS COMO MECANISMOS DE INCENTIVO À PERMANÊNCIA DE JOVENS DE BAIXA RENDA NA UNIVERSIDADE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(2), 100–124. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/451