ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOLOGIA DE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II ADOTADOS EM ESCOLAS DA CIDADE DE SOBRAL-CE

Autores

  • José Marques Batista, Fabio Souza e Silva da Cunha

Resumo

Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que analisou os conteúdos geológicos presentes nos livros didáticos de Geografia da 5ª série (6° ano) adotados nas escolas da rede municipal e em duas escolas da rede particular da cidade de Sobral - CE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAS, M. Geografia: Noções básicas de Geografia. 5a Série. 4.ed. São Paulo: Moderna,

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Geografia, 5ª a 8ª série. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, MEC/SEF, 1997,

p.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais

para o Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Ensino Médio. 2002. Disponível em:

<http://www.mec.gov.br/semtec/ensmed/pcn> Acesso em: 01 dez. 2002.

CARNEIRO, C. D.; TOLEDO, M. C. M.; ALMEIDA, F. F. M. Dez motivos para a

inclusão de temas de geologia na educação básica. Revista Brasileira de Geociências.

(4): 553-560, 2004.

GUIMARÃES, E.M. A contribuição da geologia na construção de um padrão de

referência do mundo físico na educação básica. Revista Brasileira de Geociências. 34(1):

-94, 2004.

MARTELETO, J.C.L. O que há por trás da busca pela melhoria do ensino: um projeto

educacional em Geologia. 2002. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade

de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

MAZÃO, A. (ed.) Projeto Araribá. Geografia. Ensino Fundamental. 5. 1a ed. São

Paulo: Moderna, 2006.

SYMES, R.F. Aventura Visual: Rochas e Minerais. São Paulo: Globo, 1990.SILVA, D.L.M. A Geografia que se ensina e a abordagem da natureza nos livros didáticos.

Porto Alegre, 2004. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências,

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M.; FAIRCHILD, T.R.; TAIOLI, F. (orgs.) Decifrando a

Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.

VAN ROSE, S. Aventura Visual: Terra. São Paulo: Globo, 1994.

VESENTINI, J. W; VLACH, V. Geografia Crítica. 5a Série. São Paulo: Ática, 2004.

Downloads

Publicado

24-05-2018

Como Citar

Fabio Souza e Silva da Cunha, J. M. B. (2018). ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE GEOLOGIA DE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DE 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL II ADOTADOS EM ESCOLAS DA CIDADE DE SOBRAL-CE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 3(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/44