O NAZISMO E AS DIMENSÕES INSTITUCIONAIS DA MODERNIDADE

Autores

  • Victor Sérgio Freire Araújo Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Francisco Jameli Oliveira Reinaldo Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

Modernidade., Nazismo., Estado-nação.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca do fenômeno do nazismo a partir do desenvolvimento das dimensões institucionais da modernidade na Alemanha dos séculos XIX e XX. Destacamos como relevantes algumas características: a fragilidade do monopólio estatal da violência, a importância do poder militar, a ausência de pacificação no âmbito interno e a formação de uma burguesia com valores aristocráticos, após o processo de unificação tardia. A realização desta pesquisa bibliográfica possui como principais arcabouços teóricos as obras As consequências da modernidade, de Anthony Giddens, e Os Alemães: A luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX, de Norbert Elias. A reflexão analítica realizada nesta pesquisa discute a hipótese de que um desenvolvimento anômalo das dimensões institucionais da modernidade é, em grande medida, um dos fatores que consolidaram na Alemanha dos séculos XIX e XX traços intensos de um Estado pré-moderno, que, por sua vez, configuraram-se em aspectos cruciais para viabilizar a ascensão do nazismo nesse país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e holocausto. Rio de Janeliro: Jorge Zahar, 1998.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

DUNNING, Eric; MENNELL, Stephen. Prefácio à edição inglesa. In: ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

ECO, Umberto. Cinco escritos morais. Rio de Janeiro: Record, 1998.

ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

REMARQUE, Erich Maria. Nada de novo no front. São Paulo: Abril Cultural, 1981.

Downloads

Publicado

28-09-2020

Como Citar

Freire Araújo, V. S., & Oliveira Reinaldo, F. J. (2020). O NAZISMO E AS DIMENSÕES INSTITUCIONAIS DA MODERNIDADE. Revista Homem, Espaço E Tempo, 14(2), 125–137. Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/360