A GÊNESE DA POLIFONIA EM DOSTOIÉVSKI

Autores

  • João Batista Ferreira, Jefferson Alves

Resumo

O presente trabalho tem a incumbência de desenvolver um estudo da obra do célebre escritor russo Fedor Mikhailovith Dostoiévski, tendo como paradigma a idéia de polifonia. O estudo do conceito de polifonia, desenvolvido a partir do crítico soviético Mikhail Bakhtin em sua obra Problemas da poética de Dostoiévski, nos mostra que a obra dostoievskiana vem a ser um marco na concepção moderna de romance, e prova o quanto os personagens, concebidos como indeterminados, indefinidos, revelam a peculiar genialidade desse escritor russo. A gênese da polifonia foi aqui detectada através das obras O Duplo e Memórias do subterrâneo. A primeira é marcante pelo recurso de apresentar um só personagem com dupla personalidade, o que permitiu a Dostoiévski a representação dos desdobramentos da personalidade humana. Na segunda, encontraremos a figura do homem do subterrâneo, que se revela como uma reformulação complexa da interiorização do múltiplo em um só indivíduo.

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Como Citar

Jefferson Alves, J. B. F. (2018). A GÊNESE DA POLIFONIA EM DOSTOIÉVSKI. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/30