O ENSINO DO SOLO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Claúdio Souza, Cleire Falcão, José Falcão Sobrinho

Resumo

Neste trabalho, pretende-se mostrar o estudo do solo nos livros didáticos de geografia do ensino fundamental II, especialmente quanto ao tratamento do assunto de forma integrada com os demais elementos das paisagens naturais. A análise foi norteada pelo referencial teórico do estudo da paisagem, entendido aqui, como o sistema ambiental físico em seus elementos e processos, distribuídos e desencadeados no ecossistema, proporcionando dinâmica, troca de matéria e fluxo de energia ao sistema, resultando na formação, desenvolvimento e manutenção do solo. Para tanto, foram analisados 3 (três) livros. Os autores são: (a) Vesentini, J.W. e Vlach V. (1996); (b) Adas,M. (2002) e (c) Moreira, I. (2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAS, M. Geografia: Noções Básicas de Geografia. 3o ed. São Paulo: Moderna, 2002

ALBUQUERQUE, F. N. B; FALCÃO SOBRINHO,J. A Geomorfologia do Semi-árido

Brasileiro nos Livros de Geografia do Ensino Médio: Agentes, Processos

Morfogéticos e Formas de Relevo. In: VI Simpósio Nacional de Geomorfologia/Regional

– Conference on Geomorphogy, 2006, Goiânia-GO. P. 1-11.

ARAÚJO, M.L.A. FALCÃO, C.L.C; FALCÃO SOBRINHO. A Paisagem do Distrito de

Jaibaras em Sobral – CE na Perspectiva da Educação Ambienta no Ensino de

Geografia. In: II Fórum Ambiental da Alta Paulista, 25 a 28 de Outubro de 2006, Tupã/

SP, São Paulo.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:

terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros

curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF ,

174 p.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:

Geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1998. 156p.

CASTROGIOVANNI, A. C. [et al]. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 4o

ed. Editora da UFRS/ Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2003.

CARVALHO, M. de. O que é Natureza?. São Paulo: Brasiliense, 1991.

CASSETI, V. Ambiente e Apropriação do Relevo. São Paulo: Contexto, 1990.

CHRITOFOLETTI, A. A Inserção da Geografia Física na Política de Desenvolvimento

Sustentável. Geografia, Rio Claro: Abril, 18(1). P. 1-22, 1993.

COSTA FALCÃO, C.L.. Análise Estrutural da Cobertura Pedológica em Sobral – CE.

Projeto de Pesquisa da FUNCAP. Sobral, 2006.

FALCÃO SOBRINHO, J.; FALCÃO,C.L.C. As Práticas Agrícolas e os Processos

erosivos na Serra da Meruoca – Ceará. Essentia. Vol. 4, no 1, jun/nov 2002.

KATUTA, Ângela Massumi. O Ensino e a Aprendizagem das Noções, Habilidades e

Conceitos de Orientação e Localização Geográfica: Algumas Reflexos ao Ensino de

Geografia. Revista do Departamento de Geociências, Londrina, v. 9, p 5-24, Jan/Jun.

LIMA, V. C. , LIMA, M. R. Importância de estudar o solo. In: Solos para professores do

ensino fundamental e médio. 5. aprox. Curitiba: Universidade Federal do Paraná,

Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2004

MARIANO, D.S; FALCÃO, C.L.C; FALCÃO SOBRINHO. A Contribuição da

Geografia no Estudo da Natureza do Distrito de Aprazível – Sobra (CE). In: II Fórum

Ambiental da Alta Paulista, 25 a 28 de Outubro de 2006, Tupã/ SP, São Paulo. P. 01-09

MENDONÇA, Francisco. Geografia Física: Ciência Humana?. 2o ed. São Paulo:

contexto. 1991

MOREIRA, I. Construindo o Espaço. São Paulo: Ática, 2003.

NASCIMENTO, Flávio Rodrigues; SAMPAIO, José Livi Furtado. Geografia Física,

Geossistema e Estudos Integrados da Paisagem. Revista da Casa de Sobral, Sobral,

v.6/7, n 1, p. 167-179, 2004/2005.

SILVA, C.S; FALCÃO, C.L.C; FALCÃO SOBRINHO, J.Os ambientes Naturais e o

Espaço Geográfico do Distrito de Bonfim / Sobral- CE: Uma Contribuição ao

Aprendizado da Educação Ambiental no Ensino Fundamental II na Disciplina de

Geografia. In: II Fórum Ambiental da Alta Paulista, 25 a 28 de Outubro de 2006, Tupã/

SP, São Paulo. P. 1-13

VESENTINI, J. W; VLACH, V. Geografia Crítica. 6o ed. São Paulo: Ática, 1996

MOREIRA W. S; FALCÃO SOBRINHO; FALCÃO, C.L.C. Educação Ambiental: Uma

Contribuição para o Ensino de Geografia no Distrito de Aractiaçu do Municúipio de

Sobra – CE. In: II Fórum Ambiental da Alta Paulista, 25 a 28 de Outubro de 2006, Tupã/

SP, São Paulo.

Downloads

Como Citar

José Falcão Sobrinho, C. S. C. F. (2018). O ENSINO DO SOLO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 2(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/29

Edição

Seção

ARTIGOS