A ¨TURISTIFICAÇÃO¨ DO ESPAÇO EM CAMOCIM E SUA DISCUSSÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este artigo analisa as possibilidades de maior discussão do Turismo nas aulas de Geografia do Ensino Médio, tomando como estudo de caso as turmas de 3° ano do Colégio Estadual Padre Anchieta (CEPA), em Camocim (CE). Ao final, são sugeridas algumas propostas que levem os estudantes a refletir sobre os impactos positivos e negativos do Turismo e sobre as suas contradições espaciais.Downloads
Referências
ARAÚJO, Francinelda Ferreira de et al. Turismo Comunitário em Tatajuba (CE):
potencialidades de desenvolvimento local. In: ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO
COM BASE LOCAL, 9., Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 2005. 1 CD.
CEARÁ. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Perfil básico
municipal – Camocim. Disponível em: <http://www.iplance.ce.gov.br> Acesso em: 10 jul.
CORIOLANO, Luzia Neide M. T. Do local ao global: o turismo litorâneo cearense.
Campinas, SP: Papirus, 1998.
KNAFOU, Remy. Turismo e território. Para um enfoque científico do turismo. In:
RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques
regionais. São Paulo: Hucitec, 1996.
SALES, Airles. Maria Melo. Aportes do ensino de Geografia para o Turismo. 2004. 54 f.
Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências Humanas, Universidade
Estadual Vale do Acaraú. Sobral - CE, 2004.
SOUZA, José Arilson Xavier de. O Turismo no Ensino Médio de Camocim (CE) e as
possibilidades de maior inserção nas aulas de Geografia. 2005. 64 f. Monografia
(Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências Humanas, Universidade Estadual Vale do
Acaraú. Sobral-CE, 2005.
SOUZA, José Arilson Xavier de; ASSIS, Lenilton Francisco de. A inserção transversal do
Turismo no Ensino Médio de Geografia. Caminhos da Geografia – revista on line.
Uberlândia, v. 8, n. 21, p. 9-17, jun/2007. Disponível em:
http://www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br/viewarticle.php?id=291&layout=abstract
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.