“CÁ ENTRE NÓS, VOU TE FALAR, MAS QUE NÃO SAIA DAQUI”: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE A FOFOCA NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Verônica da Conceição Silva, Francisco Alencar Mota

Resumo

O presente texto faz uma abordagem sobre a fofoca, sob uma perspectiva“depreciativa”, no contexto escolar a partir de uma interação entre os indivíduos no seupertencimento a determinados “grupinhos”, na Escola de Ensino Médio MonsenhorAntonino em Várzea dos Espinhos no Interior do CE. O trabalho parte do seguintequestionamento: o que leva as pessoas a depreciarem outros sobretudo quando lhe estãoausentes (terceiro ausente) e quais sentimentos os impulsionam a isso? A pesquisamonográfica que embasou o presente trabalho obteve como reposta, levando-se emconta o método utilizado, combinação de métodos qualitativos e de entrevistas, gruposfocais, observações e diário de campo, que a fofoca, enquanto prática cotidiana deinteração, assume uma forma simbólica de violência, em meio ao controle social aponto de estigmatizar os alvos, os desclassificando, tornando como desviado aquele quenão seguiu as devidas regras imposta em determinadas sociedades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BECKER, Howard Saul. Outsiders: Estudos de Sociologia do Desvio. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar, Ed. 2008.

BEN-ZE‟EV, Aaron (eds.). Good Gossip. Lawrence, Kansas: University Press of

Kansas, 1994, p. 11-24.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001 [1989].

CARDOSO, Ruth C. O. (org.). A aventura antropológica: teoria e pesquisa. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1986.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das

relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução de Vera Ribeiro. Rio

de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FONSECA, Cláudia. Família, fofoca e honra: etnografia das relações de gênero e

violência em grupos populares. 2 ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2004.

GAIARSA, José Angelo. Tratado geral sobre a fofoca: uma análise da desconfiança

humana. São Paulo: Summus,1978.

GOFFMAN, E. (1999) A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes.

SIMMEL, Georg. The Sociology of Georg Simmel. Translated, edited, and with an

Introduction By Kurt H. Wolff. London, New York: The Free Press of Glencoe /

Collier-Macmillan Ltd., 1950.

SOUSA, de, Ronald. In Praise of Gossip: Indiscretion as a Saintly Virtue. In:

GOODMAN, Robert F. & BEN-ZE‟EV, Aaron (eds.). Good Gossip. Lawrence, Kansas:

University of Kansas Press, 1994, p. 25-33.

TAYLOR, Gabriele. Gossip as Moral Talk. In: GOODMAN, Robert F. & BEN-

ZE‟EV, Aaron (eds.). Good Gossip. Lawrence, Kansas: University of Kansas Press,

, p. 34-46.

Downloads

Como Citar

Francisco Alencar Mota, V. da C. S. (2018). “CÁ ENTRE NÓS, VOU TE FALAR, MAS QUE NÃO SAIA DAQUI”: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA SOBRE A FOFOCA NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Homem, Espaço E Tempo, 10(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/181

Edição

Seção

ARTIGOS