REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • André Ivo Vasconcelos Moura, Marize Luciano Vital Monteiro

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa realizada através do Programa Voluntário de IniciaçãoCientífica – PROVIC, em 2013, na categoria de iniciação científica, na Universidade Estadual Vale doAcaraú - UVA. O mesmo traz reflexões sobre avaliação cujo objetivo foi de analisar a avaliação e seuprocesso no ensino da Geografia escolar através de diferentes abordagens e dos sistemas de avaliaçãotendo como objeto observações e considerações a partir da Escola de Ensino Fundamental FranciscoTeotônio Alves Pessoa – EEFFTAP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALLAI, H. C. A Formação do Profissional Horizonte. Editora UFMG, 2000. 204p da

Geografia. Ijuí: Editora Unijuí, 1999. 80p.

____________ A Geografia e a Escola: Muda a Geografia? Muda o ensino? Revista Terra

Livre. São Paulo, n. 16, 1º sem. 2001.

____________ Estudar o Lugar para Compreender o Mundo. In: CASTROGIOVANNI,

A. C. (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre:

Mediação, 2000.

CASTROGIOVANNI, A. C. Apreensão e Compreensão do Espaço Geográfico. In:

______. (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre:

Mediação, 2000.

_______, Para Entender a Necessidade de Práticas Prazerosas no Ensino de Geografia

na Pós-Modernidade. IN: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos;

KAERCHER, Nestor André. Geografia. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.________________ Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 4. ed. Campinas:

Papirus, 2003.

DEMO, Pedro. Teoria e Prática da Avaliação Qualitativa. Temas do 2º Congresso sobre

Avaliação na Educação. Curitiba, 2004.

DICIONÁRIO DA EDUCAÇÃO. BIBLIOTECA VIRTUAL, Avaliação classificatória.

s/p. Disponível em:

http://crv.educacao.mg.gov.br/SISTEMA_CRV/index.aspx?ID_OBJETO=35589&tipo=ob&c

p=003366&cb=&n1=&n2=Biblioteca+Virtual&n3=Dicion%u00e1rio+da+Educa%u00e7%u0

e3o&n4=&b=s Acesso em 10/12/2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

_____________Professora Sim, Tia Não: Cartas a Quem Ousa Ensinar. Olho D‟água. 6.

ed., 1995.

FORQUILHA/CE. Localização e População, disponível em

http://pt.wikipedia.org/wiki/Forquilha Acesso em 06/05/2015

GADOTTI, Moacir. Comunicação Docente: ensaio de caracterização da relação educadora.

São Paulo:Loyola, 1975 ( Filosofia e Educação, n. 1)

HOFFMAN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola a

universidade. 29 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.

KAERCHER, N. Desafios e utopias no ensino de geografia. Santa Cruz do Sul, RS:

Edunisc, 1997.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão Escolar: Teoria e Prática. 4. ed. Goiânia: Editora

alternativa, 2001.

______________ Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática, 5. ed. Goiânia,

Alternativa, 2004.

______________ Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 2. Ed. São Paulo,

Cortês, 2005.

LOCH, J.M. de P. Avaliação: uma perspectiva emancipatória. In: Química na escola, nº

, novembro, 2000.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

__________________Avaliação da Aprendizagem Escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC, Prova Brasil, Saeb e IDEB, disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324

Acesso em 06/05/2015.

NASCIMENTO, P. V. B. do. Avaliação Qualitativa no Ensino de Geografia nas

séries/ciclos iniciais do ensino fundamental de Uberaba-MG (1970-2004). Uberlândia:

UFU, 2005. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2005.

PASSINI, Elza Yasuko. Prática de ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São

Paulo: contexto, 2007.

SAVIANI, D., Escola e Democracia, 33ª. Ed. Campinas, Autores Associados, 2000.

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta

Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio:

Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEN. 1998. 244 p.

SOUTO GONZÁLEZ , X. M. A didáctica da Geografia: dúvidas, certezas e compromisso

social dos professores. Inforgeo, 15, Lisboa: Edições Colibri, 2000, p. 21-42. Disponível em:

www.apgeo.pt/files/section44/1227_Inforgeo_15_p021a04 Acesso em: 19 abr. 2009.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: O desafio da Totalidade – Mundo nas Séries

Iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

Downloads

Como Citar

Marize Luciano Vital Monteiro, A. I. V. M. (2018). REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Homem, Espaço E Tempo, 9(1). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/161

Edição

Seção

ARTIGOS