EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE URBANO BRASILEIRO
Palavras-chave:
Bem-estar social, Educação ambiental urbana, Gestão ambiental urbana, Sujeito ecológicoResumo
O ambiente urbano corresponde ao meio que caracteriza as cidades que, muitas vezes, desconsideram fatores naturais no seu desenvolvimento. A educação ambiental (EA) busca apontar o papel dos recursos naturais para o bem-estar social. Nas cidades brasileiras têm muitas moradias construídas em áreas de risco ou vulneráveis. Objetivou-se verificar perspectivas de EA em artigos científicos realizados no Brasil que traziam o ambiente urbano como objeto de estudo. Foi realizado levantamento bibliográfico de publicações (2014-2019) no Portal Periódicos Capes. As perspectivas de EA foram descritas, categorizadas e discutidas. Foram verificadas perspectivas acadêmicas de cunhos compensatório, comportamental, resolutivo, entre outros, de modo a compreender a EA nas intervenções, ampliação e desenvolvimento do ambiente, em diferentes localidades brasileiras. A EA urbana possibilita a vivência das pessoas nas cidades com aproveitamento dos recursos disponibilizados pela natureza e formação de sujeitos ecológicos. As perspectivas de EA possibilitam a gestão das cidades e atividades cotidianas, mas afinadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável.Downloads
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