ENSINO DE GEOGRAFIA E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PADRE OSVALDO CARNEIRO CHAVES
Resumo
As reflexões aqui apresentadas, faz um breve resgate histórico de como a geografia seconsolida como disciplina escolar, também possibilita refletir sobre, através das produções delivros e manuais. Uma tentativa de síntese, das vivências em sala de aula como aluno daacademia, como professor de geografia da educação básica no ensino fundamental II, e comoestagiário. Apresentando também, os resultados de um projeto de intervenção pedagógicasobre educação no trânsito realizado na Escola de Ensino Fundamental I e II Padre OsvaldoCarneiro Chaves, em Sobral (Ce.), esperando contribuir com a consturção do conhecimentogeográfico e com uma educação crítica que discute como e o que ensinar aos nossos alunos.Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei no 9.394, de 20 dezembro de
, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional – 3o ed. Brasília: Câmara dos
Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
BRASIL. Paraâmetros Curriculares Nacionais/ Ministério da Educação. 1997.
BRASIL. Ministério das cidades. Política Nacional de Trânsito. Brasília/DF,2004.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia, Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. S. Ensinar Geografia para a autonomia do pensamento. Revista da
ANPEGE, v. 7, p. 179-190, 2011.
COSTA, M. T. A. DANTAS, B. A. M. P. A Geografia como base da Cidadania: A melhoria do
Processo de Ensino através da Proposição de um Projeto de Intervenção. XVI Seminário de
Pesquisa do CCSA. ISSN 1808-6381.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa – Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, p.
– 502, set/dez, 2005.
MOREIRA, Ruy. O Discurso do Avesso: Para a crítica da Geografia que se ensina/ Ruy
Moreira.- São Paulo: Contexto, 2014.
PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo:
Contexto 2013.
PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora,
VESENTINI, J. W. O novo papel da escola e do ensino da geografia na época da Terceira
Revolução Industrial. Terra Livre n.11-12, AGB., São Paulo, v. 1, p. 209-224, 1996.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa
ação
nas
organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.