TRAJETÓRIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO NORTE DO CEARÁ
Resumo
A pesquisa analisa as trajetórias de jovens licenciandos em Ciências Sociaisda Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tentando perceber os desafios que operfil destes impõe ao processo de formação de professores de sociologia para aeducação básica, sobretudo em cidades interioranas. Localizada em Sobral, na regiãonorte do Ceará, a UVA recebe alunos de cerca de 50 municípios da região, em suamaioria egressos de escolas públicas e pertencentes a famílias de baixa renda.Analisando as histórias de vida traçamos o “tipo ideal” dos licenciandos e refletimossobre as implicações que suas trajetórias trazem para pensar, em termos teóricos emetodológicos, a formação docente. A pesquisa tomou como principal recursometodológico a leitura dos memoriais de formação dos estudantes em questão. A análisedos memoriais apontou para o seguinte perfil: boa parte dos jovens ingressaram nasciências sociais após tentativas frustradas de entrar em outras graduações; são oriundosde outros municípios da região e para chegarem a Sobral enfrentam deslocamentosdiários de até quatro horas (ida e volta); constituem a primeira geração de universitáriosda família.Downloads
Referências
ALVES, Tatiane Cunha de Araújo. O ensino de sociologia no Município de Graça –
Ceará. Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), 2012. Memorial de Formação
BATISTA, Neusa Chaves. O professor das licenciaturas e o Direito à educação para
todos. 2011. Disponível em: http://alas-sociologia.org/anais/
BERGER, Peter L. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. 28ed. Petró-
pois: Vozes, 1986.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas. 6ed. Campinas: Papirus, 2005.
CARRANO, Paulo. Jovens universitários: acesso, formação, experiências e inserção
profissional. In: SPÓSITO, Marilia. Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação
brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006), volume 1. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.
Damasceno, Francisco Welton Gomes. Memorial de formação. Sobral, Universidade
Estadual Vale do Acaraú (UVA), 2011. Memorial de Formação
ELIAS, Norbert. Mozart: Sociologia de um Gênio. Sergio Góes de Paula. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1995.
FERREIRA, Eliana Costa. Ciências Sociais: relatos de um percurso acadêmico. Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), 2011. Memorial de Formação
FERREIRA, Lucas Eduardo. Fundamentos e metodologias do ensino de sociologia no
nível médio: Análise a partir da experiência do Liceu de Acaraú- CE. Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), 2012. Memorial de Formação
FREITAS, Isaurora Cláudia Martins de. Destinos Improváveis: trajetórias de jovens
egressos de uma experiência de arte-educação. Fortaleza, Universidade Federal do
Ceará (UFC), 2006. Tese de Doutorado.
HANDFAS, Anita. Formação dos professores sociologia: um debate em aberto.
IN: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa (Orgs.). Dilemas e Perspectivas
da Sociologia na Educação Básica. 1ªed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012.
JARDIM, A. P; OLIVEIRA, O.F. Prefácio. IN: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia
Polessa (Orgs.). Dilemas e Perspectivas da Sociologia na Educação Básica.
ªed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012.
LENNERT, A.L. Algumas reflexões acerca da formação de professores de sociologia a paritr de dados estatísticos e trajetórias pessoais. IN: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa (Orgs.). Dilemas e Perspectivas da Sociologia na
Educação Básica. 1ªed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2012.MELO, Celso Rodrigues de. Memórias de um aprendiz de professor: reflexão e
uma auto-avaliação sobre a minha formação acadêmica. Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), 2011. Memorial de Formação
MILLS, W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro, Jorge
Zahar, 2009.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de Formação – quando as memórias narram a história da formação. s/d. Disponível em: http://xa.yimg.-
com/kq/groups/14822143/785779480/name/Texto%2Bde%2BGuilherrme%2Be
%2BRosaura%2Bsobre%2Bmemorial.pdf.
ROSISTOLATO, Rodrigo Pereira da Rocha. Juventudes populares: limites e possibilidade de acesso ao ensino superior. 2011. Disponível em:
http://alas-sociologia.org/anais/
SILVA, Vanessa Juliana da. O novo universitário no contexto da expansão e
interiorização da universidade pública no Brasil. In: Anais do XV Congresso Brasileiro
de Sociologia. Curitiba, 2011. Disponível em:
http://www.sbsociologia.com.br/portal/index.php?
option=com_docman&task=doc_download&gid=2442&Itemid=171.
SOUZA, Emília Alves de. Entre espaços, memórias, relatos e estranhamentos: a construção da imaginação sociológica. Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú
(UVA), 2013. Memorial de Formação
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UVA). Projeto Político Pedagógico
do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Sobral, 2010.
VIEIRA, Iamara Mirelli Silva. Reflexões acerca da relação Professor-Aluno no ensino
de sociologia a partir da trajetória educacional e das experiências como estagiária. Sobral, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), 2011. Memorial de Formação
WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais: Parte 2. 2ed. São Paulo/Campinas,
Cortez/UNICAMP, 1995.
ZAGO, Nadir. Prolongamento da escolarização nos meios populares e as novas foras
de desigualdades educacionais. IN: PAIXÃO, L. P.; ZAGO, N. Sociologia da Educação:
pesquisa e realidade brasileira. Petrópolis, Rj: Vozes, 2007.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.