TRAJETÓRIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO NORTE DO CEARÁ

Autores

  • Isaurora Cláudia Martins, Rosângela Duarte, Diocleide Lima Ferreira

Resumo

A pesquisa analisa as trajetórias de jovens licenciandos em Ciências Sociaisda Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tentando perceber os desafios que operfil destes impõe ao processo de formação de professores de sociologia para aeducação básica, sobretudo em cidades interioranas. Localizada em Sobral, na regiãonorte do Ceará, a UVA recebe alunos de cerca de 50 municípios da região, em suamaioria egressos de escolas públicas e pertencentes a famílias de baixa renda.Analisando as histórias de vida traçamos o “tipo ideal” dos licenciandos e refletimossobre as implicações que suas trajetórias trazem para pensar, em termos teóricos emetodológicos, a formação docente. A pesquisa tomou como principal recursometodológico a leitura dos memoriais de formação dos estudantes em questão. A análisedos memoriais apontou para o seguinte perfil: boa parte dos jovens ingressaram nasciências sociais após tentativas frustradas de entrar em outras graduações; são oriundosde outros municípios da região e para chegarem a Sobral enfrentam deslocamentosdiários de até quatro horas (ida e volta); constituem a primeira geração de universitáriosda família.

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Como Citar

Duarte, Diocleide Lima Ferreira, I. C. M. R. (2018). TRAJETÓRIAS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO NORTE DO CEARÁ. Revista Homem, Espaço E Tempo, 7(2). Recuperado de //rhet.uvanet.br/index.php/rhet/article/view/143