AS MUDANÇAS NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UVA: QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
Résumé
Analisar os reflexos da reforma curricular pós DCN’s - Diretrizes Curriculares Nacionais paraa formação do professor de geografia da UVA se constitui no principal objetivo,acompanhado dos seguintes objetivos específicos: avaliar se a formação do professorapresenta perceptíveis mudanças no que consiste a aproximação dos conteúdos discutidos emsala e a realidade vivenciada pelo formando no espaço da escola; identificar de que forma asnovas modalidades de Trabalhos de Conclusão de Curso vêm proporcionando o surgimentode temas mais diversificados sobre os processos educativos.Téléchargements
Références
ANDRADE, Maria Palma. A geografia na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC): o
resgate de sua história (1968-2000). In: TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N. (orgs).Discutindo Geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do professor. Ilhéus:
Editus, 2008.
BERTICELLI, I. A. Currículo: tendências e filosofias. In: COSTA, M.V. (org.). O currículo
nos limiares do contemporâneo. Porto Alegre: DP&A Editora, 1998.
BRASIL, Parecer CNE/CES 492/2001. Brasília, 2001
CACETE, Núria Hanglei. A formação do professor de geografia: uma questão institucional.
Boletim Goiano de Geografia, Goiânia – Goiás, v. 24, n. 1-2, p. 23-30, jan./dez. 2004
CAMPANI, Adriana. A racionalidade pedagógica no processo de corporificação do
currículo que forma o professor na Universidade. 2007. 227p. Tese (Doutorado) --
Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará,
Fortaleza. 2007
GRAMACHO, Maria Helena. Currículo de Licenciatura em Geografia: horizonte de
possibilidades concretas ou de submissão. In: TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N.
(orgs). Discutindo Geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do professor.
Ilhéus: Editus, 2008.
KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de Geografia. In: CASTROGIOVANI, A.
C. et al (org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2a Ed. Porto Alegre: Editora
da Universidade, UFRGS, 1999.
MOREIRA, A. F. B; SILVA, T. T. Sociologia e teoria do Currículo: uma Introdução. In:
MOREIRA, A. F. B; SILVA, T. T. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo:
Cortez, 1994.
OLIVEIRA, C. G. S.; TRINDADE, G.A. Ensino de Geografia e reflexões acerca da
(re)construção do currículo no âmbito da licenciatura. In: TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI,
R. J. N. (orgs). Discutindo Geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do
professor. Ilhéus: Editus, 2008.
OLIVEIRA, Clarice Gonçalves Souza de. A Geografia como disciplina: trajetória nos
currículos escolares do Brasil e o seu ensino como questões centrais da discussão. In:
TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N. (orgs). Discutindo Geografia: doze razões para se
(re)pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2008.
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO- Licenciatura em Geografia. Universidade Estadual
Vale do Aracaú-UVA. Sobral. 2004. Documento do Curso de Geografia.
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. O ensino de Geografia e o livro didático no Brasil: da
chorografia Brasílica de Aires de Casal a Geografia Moderna de Delgado Carvalho. In:
VASCONCELOS, J. G. et al.(org.). Tempo, espaço e memória da educação: Pressupostos
Teóricos, metodológicos e seus objetos de estudo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
ROCHA, Genylton Odilon Rêgo. Uma breve história da formação do (a) professor (a) de
Geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, n. 15, p. 129-144, 2000. Disponível em:
<http://www.cibergeo.org/agbnacional/terra_livre/Rocha.html> acesso em 08 de junho de
SANTOS, Clézio. Os cursos de formação de professores de Geografia: reflexões e análises
centradas em instituições públicas. In: Caminhos de Geografia. v. 7 (17) p. 62 - 71,fev/2006. Disponivel em: <http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html> acesso em: 13 de
junho de 2010.
SIGNORELLI, V. Currículo: um caminhos que envolve muitas responsabilidades. Porto
alegre: Artes Médicas, Pátio: Revista pedagógica, ano I, n. 0, fev/abr. 1997.
SILVA, Izaura; DIAS, A.M.I. A evolução do pensamento do Curricular no Brasil: da
organização sistemática a Sistematização Compulsória. In: ALBUQUERQUE, B. (org.).
Culturas, Currículos e Identidades. Fortaleza, UFC. 2004. (p. 130-140)
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidades: Uma introdução às teorias de
currículo. 2. Ed., 11a reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RHET o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.:em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja o Efeito do Acesso Livre). Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista. Autores são responsáveis por submeter os artigos acompanhados de declaração assinada de um revisor da língua portuguesa, declaração assinada do tradutor da língua inglesa e declaração assinada do tradutor da língua espanhola ou francesa.